sábado, 3 de julho de 2021

E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça. Mas seu pai o recusou e disse: Eu o sei, filho meu, eu o sei. Gênesis 48: 18, 19

Esses versículos falam sobre a bênção que o avô Jacó deseja dar aos seus netos Manassés e Efraim.

José traz seus dois filhos para seu pai Jacó, que tem olhos “carregados de velhice”. Manassés, o primogênito, ele coloca à direita de Jacó, e Efraim, o segundo filho, à sua esquerda. Mas quando Jacó estendeu as mãos para abençoar a ambos, ele os cruzou: colocou a mão direita sobre Efraim e a esquerda sobre Manassés. José não entende isso e pensa que deve corrigir seu pai para que ele não cometa um erro. Mas Jacó "dirigindo as suas mãos avisadamente" (v 14) - pois Efraim deve se tornar um povo maior do que Manassés, de acordo com a vontade de Deus. José não sabe - mas Jacó sabe! Deus deu a ele este olhar profético. 


Nós também podemos às vezes pensar que nosso Pai Celestial deve agir de maneira diferente. E então agimos como se soubéssemos melhor do que ele. Mas Deus conhece nossos pensamentos e preocupações. Ele olha para o futuro e vê o que é bom para nós e para o seu povo. E então Ele nos acalma e nos conforta como Jacó: 'Eu sei, meu filho, eu sei.' Sim, nosso Deus sabe o que está fazendo - Ele não comete erros! Vamos deixar a ação para Ele! (Salmo 37: 5).


Ele, deixe-O fazer e governar! 

Ele é um príncipe sábio 

e atuará de tal maneira 

que você, surpreso ficará 

quando Ele, como lhe convém, 

com conselhos maravilhosos, 

concluir a obra 

que tem te incomodado. 

Paul Gerhardt (1607-1676)


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 6: 1 - 23; 1 Tessalonicenses 2: 1 - 12

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário