sexta-feira, 23 de julho de 2021

Ora, a esses quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria. Daniel 1: 17

Daniel, Hananias, Misael e Azarias deveriam ser criados na corte do rei Nabucodonosor na Babilônia por três anos antes que pudessem começar seu serviço. Sabedoria, conhecimento e entendimento eram exigidos deles; eles deveriam dominar as escrituras e a linguagem dos caldeus. A boa educação era acompanhada por uma boa nutrição: comida e vinho  da mesa rei. Mas eles recusaram. Sua lealdade aos requisitos de pureza da lei colocava uma questão de consciência. Não, eles não queriam se contaminar com o alimento oferecido.

Mas que tal três anos de instrução secular na corte do rei pagão? Obviamente, esta instrução não os afetou no interior. Observe a redação em nosso versículo: Deus garantiu que eles recebessem conhecimento e visão em todas as escrituras e sabedoria. Já não se fala “dos escritos e da língua dos caldeus”. Deus dotou esses jovens com sua sabedoria. É claro que eles também aprenderam muito com os caldeus e tiveram que ouvir algumas coisas erradas no processo. Mas a sabedoria avassaladora de que o rei finalmente conseguiu se convencer não provinha da ciência dos caldeus.


Queremos aprender esta lição. Somos todos cidadãos do nosso país e temos que nos submeter às autoridades. Sem dúvida. Mas não queremos e não devemos aceitar as idéias ímpias e o modo de vida profano de nosso tempo. Uma orientação piedosa na vida nos salvará disso, como exemplificam os quatro amigos. Eles confirmam o Salmo dizendo: “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos” (Salmo 119: 99).


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 20: 1 - 26; Filemom 1: 1 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário