sábado, 10 de julho de 2021

Outros, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento, ou em verdade, nisto me regozijo. Filipenses 1: 17, 18

Quando o apóstolo Paulo escreveu aos Filipenses, ele era prisioneiro em Roma. Portanto, ele estava severamente limitado em sua função de pregar o evangelho em todos os lugares; e isso não terá sido fácil para ele. Como foi encorajador para Paulo que alguns homens ganharam coragem através de sua prisão e agora pregassem o Evangelho por amor e sem medo - para compensar a falta que havia surgido (v. 14 - 16).

Mas também havia “outros” que se tornaram igualmente ativos e realmente pregaram a Cristo, mas por motivos errados. Eles tinham ciúmes dos dons e sucessos de Paulo e estiveram em sua sombra por muito tempo. Agora que o apóstolo era um prisioneiro, eles viram "sua hora" chegar. Além do mais, eles queriam deliberadamente afligir o servo cativo de Deus. Talvez eles quisessem que ele sentisse que seu serviço pelo reino de Deus não era mais necessário: "Paulo, nós não precisamos de você!"


Como Paulo reagiu? Ele estava amargurado? Ele se empolgou com palavras duras sobre essas pessoas? Não, Paulo estava feliz! Afinal, Cristo foi o conteúdo do sermão deles. Se Sua causa era promovida, Paulo estava satisfeito. O papel que ele mesmo desempenhava era irrelevante para ele.


Não conhecemos também rivalidade entre os crentes? (Gálatas 5: 26). Inveja do serviço um do outro? Busca de admiração? Isso não mostra, em última análise, o quão pouco realmente nos importamos com o Senhor Jesus e seus interesses? Vamos fazer como Paulo e Timóteo: eles não buscavam interesses próprios, mas o de Jesus Cristo (cf. Filipenses 2: 20, 21).


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 12: 1 - 31; 1 Tessalonicenses 5: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário