segunda-feira, 5 de julho de 2021

Então, temeram os marinheiros, e clamava cada um ao seu deus, e lançavam no mar as fazendas que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu aos lugares do porão, e se deitou, e dormia um profundo sono. Jonas 1: 5

Enquanto o profeta Jonas dorme calmamente no ventre do navio, uma forte tempestade se abate sobre ele, fazendo com que todo o pessoal do navio entre em pânico e tema por suas vidas. Jonas é a única pessoa no navio que pode ajudar: ele é o único que conhece o Deus verdadeiro. Mas Jonas dorme - até que o timoneiro pagão o acorda e lhe diz para pedir ajuda a seu Deus. 

Não nos comportamos com frequência como Jonas? O navio da vida de nossos semelhantes é pego por uma forte tempestade - talvez devido a um golpe do destino ou desorientação crescente. O medo se espalha. Desespero. Começam novamente a perguntar sobre o significado da vida. - E nós? Dormimos e não somos acessíveis aos nossos semelhantes temerosos, embora alguns deles estejam agora mais receptivos à palavra de Deus do que de costume, mas somos nós que conhecemos a chave para a salvação eterna e para a paz de Deus, mesmo em circunstâncias difíceis.


Quão diferente o apóstolo Paulo se comportou durante sua tempestuosa viagem à Itália! Desde o início ele está presente e preocupado com o bem-estar de todos os companheiros de viagem. Em comunhão direta com Deus, ele encoraja a tripulação indefesa do navio, diante do desastre iminente, cuida de uma refeição fortalecedora e presta testemunho de sua fé. “E assim aconteceu que todos foram salvos para a terra” (Atos 27: 44).


Quem somos nós - Jonas ou Paulo? Dormimos nas crises da vida de nossos semelhantes ou usamos essa oportunidade e somos canais de bênção para outros?


Leitura diária da Bíblia:  2 Samuel 7: 17 - 29; 1 Tessalonicenses 3: 1 - 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário