quinta-feira, 28 de outubro de 2021

E sucedeu que, chegando Davi a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá, dos filhos de Amom, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim, tomaram camas, e bacias, e vasilhas de barro, e trigo, e cevada, e farinha, e grão torrado, e favas, e lentilhas, também torradas, e mel, e manteiga, e ovelhas, e queijos de vacas, e os trouxeram a Davi e ao povo que com ele estava, para comerem, porque disseram: Este povo no deserto está faminto, e cansado, e sedento. 2 Samuel 17: 27-29

Talvez estejamos surpresos de que Deus esteja nos dando tantos detalhes desse "pequeno incidente" de Maanaim, onde Davi pára em sua fuga de Absalão. Disto aprendemos como é valioso aos olhos de Deus quando participamos de coração nas necessidades de seu povo, tanto nas necessidades externas como nas internas. Os três homens que participaram nos são indicados pelo nome e local de residência: Sobi, Maquir e Barzilai.


Certamente o teríamos mantido breve com a descrição de sua assistência; provavelmente teríamos escrito apenas sobre “objetos do cotidiano” e “comida”. Mas o que aconteceu aqui foi tão precioso para Deus que cada detalhe minucioso é registrado com precisão.


“Disseram” - esta fala foi certamente precedida de reflexão: O nosso Rei está em Maanaim, foi rejeitado; e com ele estão os homens que compartilham sua rejeição com ele. Há necessidade, abatimento, fome e sede - como e com o que podemos ajudar aqui?


Não deveríamos nós também estar de olho na situação difícil do povo do Senhor no momento em que Ele ainda está sendo rejeitado na terra? O apóstolo Paulo fala em vários lugares de irmãos que o “revigoraram” de diferentes maneiras. Portanto, queremos nos manter à disposição do Senhor - para sua alegria e refrigério de nossos irmãos na fé.


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 20: 1 - 11; 2 João 1 - 13

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

As mulheres idosas, ... mestras no bem, para que ensinem as mulheres novas. Tito 2: 3, 4

Há alguns anos, uma senhora de uma sociedade foi convidada a ingressar em uma associação recém-fundada. Ela recusou, sorrindo, e comentou que já pertencia a outra associação e que estava ocupando ao máximo suas forças. Seu marido é o presidente do conselho de administração, e ela própria também ocupa vários cargos. "Você pode muito bem imaginar", concluiu ela, "que estou bastante ocupada com isso."

Suas palavras causaram espanto geral, afinal, as pessoas se conheciam bem na pequena cidade e nunca tinham ouvido falar de tal associação. Então a senhora foi questionada sobre o que seu clube estava fazendo. "Sua esfera de atividade é grande", respondeu ela. "Cuidamos de questões de nutrição, educação, promoção da saúde, educação, relaxamento mental, força interior e vida de fé."


A curiosidade do público cresceu. “Mas isso é impossível! Nunca ouvi falar dessa associação ”, respondeu a esposa do prefeito. A senhora sorriu novamente. "Isso é perfeitamente possível", disse ela, "ela, só pertence à minha família."


Como é bem sabido, continua em nosso versículo bíblico: "... a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seu marido."


Alguém pode pensar: Como a Bíblia está fora de moda! - Mas não está de acordo com os tempos? E nossa sociedade não descobre que a bênção de Deus se perde se a ordem divina para o casamento e a família não é observada o suficiente ou não é observada?


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 19: 25 - 37; 1 João 5: 13 - 21

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Então, Geazi, moço de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor impediu a este siro Naamã que da sua mão se desse alguma coisa do que trazia; porém, tão certo como vive o SENHOR, que hei de correr atrás dele e tomar dele alguma coisa. 2 Reis 5: 20

Deve-se pensar que o servo do Homem de Deus deve ser um homem piedoso e fiel. Geazi, entretanto, não era. Para não perder o emprego, você pode se cercar de uma aparência cristã. Você também pode viver de maneira cristã se tiver crescido em um ambiente religioso e não quiser chamar a atenção. Os outros, é claro, só enxergam a aparência e os hábitos cristãos. - Mas a hora da verdade chega!

Foi demais para Geazi que seu mestre Eliseu - por um bom motivo - não aceitasse a oferta generosa do rico siro. E assim apareceu o que sempre estava em Geazi: amor ao dinheiro! Qual foi a utilidade do apelo hipócrita ao nome de Deus? A injustiça continua a ser injustiça!


Uma mentira ao profeta tornava a medida completa. Geazi queria desfrutar "algumas" das riquezas e alegrias do mundo, mas a doença que recebeu como punição por sua presunção mostrou quão vazio e vão era o que havia conquistado.


Você não pode enganar a Deus, é o que a história de Geazi ensina. Davi também queria esconder seu pecado por um tempo e sofreu as consequências por toda a vida. Sua declaração memorável em oração a Deus foi mais tarde: "Eis que amas a verdade no íntimo" (Salmo 51: 6). Aqueles que seguem este princípio terão sucesso.


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 19: 14 - 24; 1 João 5: 6 - 12

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros. Salmo 119: 24

Repetidamente, na vida cotidiana, encontro situações em que busco conselhos. Isso é bom, porque quem pensa que sabe tudo sozinho pode facilmente se perder.

Mas onde procuro conselhos? Alguns amigos são especialistas em uma determinada área, existem guias impressos para todas as questões da vida e na Internet você tem acesso rápido a informações sobre todos os tipos de assuntos. Portanto, não faltam fontes de informação que podem nos fornecer informações úteis e solícitas.


Talvez também tenhamos notado repetidamente que nem todos os guias fornecem informações boas e factuais. Além disso - independentemente de consultarmos amigos, livros ou a Internet - surge sempre a questão de saber se os conselhos recebidos são realmente bons para a nossa vida espiritual. Como posso saber se devo seguir um conselho ou não?


Primeiro, é útil verificar o conselho à mão da Palavra de Deus. Se um versículo da Bíblia fala contra isso, a questão é rapidamente decidida. Mas para muitas perguntas da vida cotidiana, não há uma resposta direta e explícita na Bíblia. No entanto, respostas úteis muitas vezes podem ser derivadas da mensagem geral da Bíblia. Para que possamos fazer isso, “a palavra de Cristo” deve habitar abundantemente em nós (Colossenses 3: 16). Se formos como o salmista, para quem os testemunhos de Deus eram o seu deleite, então estamos em boa forma. Quando desfrutamos pessoalmente a Palavra de Deus profundamente, lemos e meditamos muito sobre ela e a aplicamos em nossas vidas. Então é um bom conselheiro para nós.


Em segundo lugar, coloco minha questão à Deus em oração porque cada situação é diferente e eu tenho que descobrir o que fazer na situação atual. O Espírito de Deus quer me guiar para conhecer e fazer a vontade de Deus.


"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, ... Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR." Salmo 1: 1, 2


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 19: 1 - 13; 1 João 5: 1 - 5

domingo, 24 de outubro de 2021

… o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Colossenses 1: 15

O primogênito de toda a criação


No termo imagem, Cristo é visto em relação a Deus. - Quando se trata de seu relacionamento com a criação, ele tem a posição do primogênito. Isso não quer dizer que Ele teve um começo e é uma criatura - nem mesmo o mais elevado, como afirmam alguns falsos mestres. Não, o Filho é eterno como o Pai é eterno.


Ele tem o título de Primogênito porque é o Criador; os próximos dois versos elaboram sobre isso. Quando Cristo entra em sua própria criação, Ele assume o primeiro lugar nela, "para que em tudo tenha a preeminência" como Criador. Esta é a ideia central: Cristo tem preeminência em tudo (18).


O título primogênito expressa uma primazia aqui e em alguns outros lugares, mas não uma seqüência cronológica. É uma questão de posição, não de tempo. Este também é o caso, por exemplo, quando Salomão, filho de Davi, se torna o primogênito. Também vemos isso no livro de Jeremias: Deus fez de Efraim seu primogênito. E a Carta aos Hebreus fala da "igreja dos primogênitos", embora houvesse crentes muito antes (Salmo 89: 27; Jeremias 31: 9, cf. Gênesis 48: 17 - 20; Hebreus 12: 23).


Alguém pode, portanto, ocupar o primeiro lugar como o primogênito, mesmo que - em termos de tempo - tenha vindo mais tarde do que os outros. Quando o Senhor Jesus se tornou um homem e veio à Terra, o relógio mundial já estava relativamente avançado. No entanto, Ele é o primogênito de toda a criação. Essa dignidade pertence a Ele; nós nos regozijamos e prestamos homenagem a ele.


Tu tens preeminência sobre tudo, Senhor Jesus, 

pois tu és Criador, Redentor e Cabeça. 

Tudo um dia cairá aos seus pés, Senhor, 

mesmo quem rouba a tua honra hoje.


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 18: 26 - 37; 1 João 4: 15 - 21

sábado, 23 de outubro de 2021

Pelo seu Espírito ornou os céus; ... Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pouco é o que temos ouvido dele! Jó 26:13, 14

Quando os amigos de Jó vêm consolá-lo em seu grave sofrimento, pensam que têm uma visão especial dos pensamentos de Deus. Jó lhes responde no capítulo 26 glorificando o poder de Deus na criação do mundo. Seus amigos também precisam reconhecer esse poder que "suspende a terra sobre o nada" (v. 7).

No final da fala de Jó fica claro que embora o homem possa reconhecer o grande poder de Deus na natureza, ele só percebe "as orlas" - ou: bordas ou contornos - de "seus caminhos". E Jó acrescenta: "Quão pouco é o que temos ouvido dele!" Traduzido mais literalmente: "Que palavra sussurrante dele ouvimos!" Por mais incrível que seja o que podemos ver de Deus na natureza, é apenas um leve "sussurro" ou "cochicho" em comparação com Sua verdadeira grandeza e glória.


Embora Jó sofra muito, ele mostra perspicácia espiritual. Ele diz a seus amigos que Deus tem poder para agitar ou acalmar o mar. Mas mesmo isso apenas aponta para algo muito maior. Séculos depois, quando o Senhor Jesus acalmou uma violenta tempestade, Ele disse: “Cala-te, aquieta-te!” E os seus temerosos discípulos perguntam: “Mas quem é este?”. Se os discípulos tivessem pensado nas palavras de Jó, teriam notado com espanto que acabavam de testemunhar o “sussurro” de sua onipotência (v. 12; Marcos 4: 39 - 41).


Mas chegará o dia em que veremos muito mais do que apenas uma indicação de sua grandeza: "Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face." Quando o dia de Cristo chegar e estivermos com Ele, não veremos apenas "as orlas dos seus caminhos", não apenas os "sussurros" de Seu poder - aprenderemos: "Eis que me não disseram metade" ( 1 Coríntios 13: 12; 1 Reis 10: 7).


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 18: 1 - 25; 1 João 4: 7 - 14

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz. Lucas 8: 16

Ser-me-eis testemunhas ... até aos confins da terra. Atos 1: 8


O camaleão


A maioria das crianças está familiarizada com o camaleão. Elas sabem que ele tem a incrível capacidade de mudar de cor. Então, ele não pode mais ser distinguido do ambiente em que está localizado. Por isso, passa despercebido e escapa dos predadores.


Deus espera exatamente o oposto dos cristãos. Ele deseja que os crentes na terra sejam claramente reconhecíveis como tais. O próprio Senhor Jesus nos deu um exemplo disso: quando perguntado quem Ele era, Ele sempre respondeu com verdade e clareza. Suas palavras o apresentaram como Aquele que Ele era. Sua presença desafiou a todos - por meio de todo o seu comportamento e por meio de suas palavras.


E nós? Somos possivelmente “cristãos camaleões”? Talvez mais do que pensamos! Até o apóstolo Pedro uma vez tentou esconder seu discipulado. Quando seu mestre estava sendo interrogado por seus inimigos, Pedro estava se aquentando na fogueira dos guardas. E aí ele não teve coragem de confessar seu amado Senhor. Ele O negou: "Não conheço esse homem" (Mateus 26: 74).


Este acontecimento não nos é relatado na Bíblia para menosprezar Pedro, mas para nos alertar: em tantos lugares como a sala de espera, o escritório, a cantina da empresa, a sala de aula, etc., poderíamos esconder o fato de pertencermos a Jesus Cristo, mas também podemos professá-lo abertamente. Aproveitemos as oportunidades que surgem para sermos testemunhas visíveis da graça de Deus!


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 17: 19 - 41; 1 João 4: 1 - 6

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

... o bem-aventurado e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que tem, ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém! 1 Timóteo 6: 15, 16

Um “governante” é poderoso, é soberano. No Novo Testamento, esta palavra é usada duas vezes para os governantes das nações chamados "poderosos" ou "soberanos". Mas em nosso versículo do dia, é Deus quem é o governante soberano e todo-poderoso e está acima de todos os reis e senhores (Lucas 1: 52; Atos 8: 27).

Tudo o que Deus diz e faz é marcado por seu poder. Por isso as escrituras são "capazes" (ou: poderosas) de "nos tornar sábios para a salvação" e, portanto, as armas de nossa luta que Ele nos dá são "poderosas em Deus, para destruição das fortalezas" (2 Timóteo 3: 15); 2 Coríntios 10: 4).


O Antigo Testamento menciona o rei Amazias de Judá, que acredita que precisa de ajuda externa para uma batalha: Ele investe muito dinheiro e contrata 100.000 varões valentes do reino do norte de Israel. Mas um profeta o avisa: Deus é contra esse recrutamento porque o reino do norte se desviou dele. Amazias, portanto, deve enviar os varões valentes de volta. O rei então pergunta sobre o dinheiro que ele já pagou. E o Profeta respondeu: “Mais tem o SENHOR que te dar do que isso” (2 Crônicas 25: 6 - 10).


Sempre temos que manter isso em mente. Talvez tenhamos deixado o caminho de Deus e investido tempo e dinheiro em coisas aparentemente sensatas para seguirmos em frente. Mas nosso Senhor pergunta: quais são suas prioridades? Você me deixou fora disso?


Nada de que abramos mão pode ser tão valioso quanto o próprio Deus. Ele quer que estejamos perto dele - por isso, Ele nos promete manter-nos renovados todos os dias. E Ele tem o poder de fazer isso!


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 17: 1 - 18; 1 João 3: 16 - 24

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

E bem-aventurado aquele que em mim se não escandalizar. Lucas 7: 23

João Batista está na prisão. Seus discípulos lhe contaram que Jesus trouxe um jovem de volta à vida. Como isso se explica? Em nome de Deus, João anunciou o Senhor Jesus como o Messias. Mas Jesus ainda não estabeleceu seu reino. A injustiça ainda prevalece e os piedosos sofrem com isso. E o próprio João experimenta a prisão em vez da libertação.


João se enganou? Jesus não é o Salvador prometido? -Mas então como Ele pode realizar tais milagres? -Não sabemos para quem este problema era maior: para o próprio João ou para os seus discípulos. Em todo caso, João envia mensageiros ao Senhor para lhe perguntar: "És tu aquele que havia de vir ou esperamos outro?" (v. 19).


O Senhor não responde sim ou não. Em vez disso, os mensageiros devem relatar a João como testemunhas oculares o que eles próprios testemunharam das obras poderosas do Senhor. A partir disso, João e seus discípulos podem reconhecer claramente que o Senhor é realmente o Filho de Deus, o Messias anunciado.


Então o Senhor acrescentou: “E bem-aventurado aquele que em mim se não escandalizar." Ele quer dizer aos envolvidos naquela época e a nós hoje: você tem uma esperança que ainda não se cumpre desta forma. Eu ajo de forma diferente do que você pensa. Mas olhe para minhas ações, então você entenderá que tenho todo o poder nesta terra. Você é bem-aventurado quando se apega a mim.


Freqüentemente, temos uma ideia fixa de como o Senhor nos guiará em nossa vida. Mas nossos desejos e planos podem não se tornar realidade. E agora? O Senhor se esqueceu de nós? Não, nunca devemos pensar assim! Nós também seremos bem-aventurados quando não duvidamos do Senhor, mas continuamos a confiar nEle. Ele sabe o que é bom e certo para nós e nos guiará com amor e sabedoria. Por isso queremos continuar a confiar e apoiar-nos nele.


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 16: 1 - 20; 1 João 3: 7 - 15

 

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 2 Coríntios 6: 14

Se um crente faz uma causa comum com um descrente entrando em um relacionamento íntimo com ele ou perseguindo objetivos comuns com ele, então ele está sob o mesmo jugo com ele. Ele sempre estará em desvantagem porque é ele quem tem algo a perder: a comunhão com o seu Senhor.

Para nós, esse é um limite significativo para nossa interação com o mundo. Certamente não podemos evitar lidar com os incrédulos. “Porque então vos seria necessário sair do mundo”, diz a Escritura; e isso não pode ser (1 Coríntios 5: 10).


Na escola, no trabalho, na vida cotidiana, em todos os lugares, lidamos com os incrédulos e temos que trabalhar com eles também. Mas assim que surge uma relação de influência mútua entre eles e nós (como sugere o jugo), o limite é ultrapassado: a comunhão com o Senhor sofre. Quando os princípios morais do mundo nos afetam e nos tornamos dependentes deles, a conexão não está de acordo com a vontade de Deus.


Pode ser difícil fazer a coisa certa em casos individuais, mas o Senhor não abandonará ninguém que se volte para Ele sinceramente: "Aos justos nasce luz nas trevas" e: "Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos" (Salmo 112: 4; Provérbios 2: 7).


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 15: 23 - 38; 1 João 3: 1 - 6

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Timóteo, meu amado filho: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai, e da de Cristo Jesus, Senhor nosso. 2 Timóteo 1: 2

Paulo deseja graça, misericórdia e paz a seu jovem colaborador Timóteo, tanto na primeira como na segunda carta. Uma tríade maravilhosa!

O amor transbordante de Deus por nós é mostrado na graça. Tem sua origem no "Deus de toda graça" e é medida pela abundância, grandeza e riqueza de Deus. Portanto, a salvação que temos é "segundo as riquezas da sua graça", e nossas bênçãos eternas são segundo a "glória da sua graça". Estamos nesta “graça de Deus” - e nela Timóteo deve corajosamente exercer seu serviço (Romanos 5: 2; Efésios 1: 6, 7).


A palavra misericórdia, por outro lado, descreve como Deus nos dá seu amor medido por nossas necessidades e misérias. É por isso que a misericórdia só é desejada nas cartas pessoais, as duas cartas a Timóteo, em 2 João e em Judas. Sim, nosso Deus é “rico em misericórdia”, por isso podemos nos achegar “com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia” (Efésios 2: 4; Hebreus 4: 16).


A graça é baseada no que Deus é - misericórdia no que eu necessito. Se espero tudo de Deus, a graça está diante de mim grande e viva - se, por outro lado, a fraqueza e o fracasso me pesam, confio em sua misericórdia. E assim, consciente e claramente vivendo na graça e misericórdia de Deus, eu experimento e desfruto a paz de Deus. O Senhor Jesus descansou nesta paz enquanto caminhava aqui na terra na vontade de Deus e para a alegria de Deus. E desta paz Ele disse: “a minha paz vos dou” (Romanos 5: 1; João 14: 27).


Graça, misericórdia e paz - esta tríade também está disponível para você e para mim hoje, para todas as tarefas e serviços!


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 15: 1 - 22; 1 João 2: 20 - 29

domingo, 17 de outubro de 2021

… o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Colossenses 1: 15

A imagem do Deus invisível


A primeira parte desta descrição maravilhosa expressa o que Cristo é em relação a Deus, a segunda o que Ele é em relação à criatura, então Cristo é antes de tudo a imagem de Deus!


Deus é invisível para o homem em seu absoluto porque Ele "habita na luz inacessível" e "a quem nenhum dos homens viu nem pode ver". Assim como ninguém pode suportar a visão plena do sol, assim também nós não podemos ver Deus em sua glória absoluta. Mas nós O veremos na pessoa do Senhor Jesus, que sempre permanecerá a imagem do Deus invisível. A "iluminação do conhecimento da glória de Deus" deve ser encontrada "na face de Jesus Cristo". Deus se revelou em Cristo. Ele é a "imagem" ou representação perfeita de Deus (1 Timóteo 6: 16; 2 Coríntios 4:  6).


O homem foi criado à imagem de Deus para ser seu representante na terra. Quão vergonhosamente o homem falhou nisso! Mas quando Cristo veio, vivia aqui a única pessoa gloriosa que representava Deus perfeitamente. Nele como homem, que também é Deus, poderemos ver Deus por toda a eternidade. Essa é uma das razões pelas quais o Senhor Jesus sempre será homem. Nós O veremos face a face para sempre.


Já hoje O encontramos e Sua glória nas Sagradas Escrituras. Quando olhamos para Ele, ao mesmo tempo vemos o próprio Deus na fé, pois no seu amor, na sua santidade e na sua justiça ele é a expressão perfeita de tudo o que Deus é.


O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer. João 1: 18


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 14: 17 - 29; 1 João 2: 12 - 19

sábado, 16 de outubro de 2021

Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. Apocalipse 5:12

Jenny está acostumada com canções de alegria da salvação sendo cantadas quando os crentes se reúnem para partir o pão aos domingos. Quando ela está visitando outro lugar, os crentes cantam principalmente canções nesta ocasião que tratam da pessoa do próprio Senhor Jesus, seu sofrimento e morte. Jenny está irritada. O Senhor Jesus é o Ressuscitado, que nos abençoa, que nos dá alegria! Então, por que essas canções sobre seu sofrimento e morte que nos tornam mais contemplativos? 

Jenny começa a questionar, orar e pesquisar a Bíblia em busca de uma resposta. No livro de Apocalipse, ela nota que a partir do capítulo 5 o Senhor Jesus é chamado de "Cordeiro" repetidas vezes. Ele é "o cordeiro que foi morto". Na glória, nós O adoraremos como o Cordeiro imolado. Para ela fica claro: se esse é o nosso tema na eternidade, por que não começar com ele aqui na terra?


Então Jenny lê em 1 Coríntios 11: “fazei isto em memória de mim” - isto é, em memória de sua pessoa. E: "Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha" (v. 24-26). Os sinais de sua morte estão diante de nossos olhos e proclamamos Sua morte.


Portanto, é apropriado ler versículos da Bíblia e cantar canções que falam do próprio Senhor, sua vida perfeita, seus sofrimentos, sua morte e, claro, sua devoção e amor por nós. Canções e palavras da Bíblia sobre o reconhecimento de Deus por sua obra, por sua ressurreição e glorificação e pelos resultados gloriosos de sua obra também fazem parte disso. - Todos estes aspectos levam-nos a admirá-lo e a agradecê-lo do fundo do coração por se ter tornado o Cordeiro.


Leitura Diária da Bíblia: 2 Reis 14: 1 - 16; 1 João 2: 1 - 11

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 2 Coríntios 4: 7

Que tesouro é esse que temos? É o que “resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo”, que para a nossa salvação brilhou em nossos corações e agora deve brilhar de nós (v. 6).

E que são os vasos de barro? É “nossa carne mortal”, “nosso homem exterior” que se corrompe (11, 16). Enquanto estivermos saudáveis ​​e fortes e o "vaso de barro" não apresentar rachaduras, talvez apenas um pouco da luz desse tesouro irradie para fora. Então, como Pedro antes, corremos o risco de “nos cingir” e seguir nosso próprio caminho. Mais tarde, foi outra pessoa que cingiu o apóstolo e o conduziu. E exatamente por isso, Pedro foi autorizado a glorificar a Deus, também por meio de sua morte (João 21: 18, 19).


Em suas viagens missionárias, o apóstolo Paulo aprendeu em numerosas dificuldades a ter “prazer nas fraquezas", na verdade, a se orgulhar delas. Foi precisamente por meio dessas “rachaduras no vaso de barro” que o poder de Deus se manifestou (2 Coríntios 12: 9, 10).


Certamente já notamos que brilho de luz emana de muitos leitos de enfermos, mesmo de muitos leitos de morte.


Querida irmã, querido irmão de fé, talvez agora na sua idade - ou possivelmente até mais jovem - você sinta a fraqueza e a fragilidade de seu "homem exterior" como um fardo. Mas deixe-se animar: Deus quer glorificar-se de uma maneira especial por meio de você e de sua situação. E Ele renovará teu homem interior dia a dia. Ele refrescará tua alma e estará com você - mesmo no vale da sombra da morte (2 Coríntios 4: 16; Salmo 23: 3 - 4).'


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 13: 10 - 25; 1 João 1: 5 - 10

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda. Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame. E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o SENHOR ainda outro filho. Gênesis 30: 22 - 24

Jacó e Raquel (3)


Raquel não pode ter um filho. Uma mácula, um estigma - antigamente e às vezes ainda hoje. Raquel fica impaciente e indignada com isso, repreende seu marido (e, portanto, também Deus), e peca.


Então Deus se lembra de Raquel e ela engravida. Ele lembra e age pela graça; Ele ouve - porque Raquel obviamente orou. Nesse ínterim, ela aprendeu: "Onde a ajuda humana chega ao fim, Tuas mãos continuam poderosas."


Nasce um filho, a quem chama de José: "Deus me tirou o meu vexame!", mas também: "Dê-me o SENHOR ainda outro filho!" O nome mostra que ela ganhou confiança em Deus. Não se ouve mais a demanda da jovem Raquel - ela se acalmou e espera mais de Deus.


Quando ela pede outro filho com fé, ela não sabe a que preço Deus atenderá seu pedido. Uma vez ela disse a Jacó: “Dá-me filhos, senão morro." Quando Deus lhe dá um segundo filho, Ele responde a sua oração pelo preço de sua vida, porque ela morre ao dar à luz o filho. Quando ela morre, ela chama seu filho de Benoni (filho da minha aflição), mas Jacó muda o nome para Benjamin (filho da minha destra ou filho da felicidade). Ambos são verdadeiros: Ele é o filho da aflição dela, porque ela morre - mas também é o filho da felicidade, porque aponta para a vinda do Messias reinante (Cap. 30: 1; 35: 18).


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 12: 18 - 13: 9; 1 João 1: 1 - 4

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. Gênesis 29: 20

Jacó e Raquel (2)


Quando Jacó vê Raquel pela primeira vez, ele a beija e chora (v. 11). Ele fica aliviado porque, após sua longa caminhada, finalmente encontrou seus parentes em Padã-Arã. Depois de trabalhar para Labão por um mês, ele sabe: Raquel - e nenhuma outra! Ele está apaixonado por ela. Mas o amor não precisa de mais tempo para se tornar uma certeza? Talvez nem sempre. O que é importante, porém, é que o voto do casamento se baseie na convicção de que seja dependente de Deus e perguntando por sua vontade.


Jacó amou Raquel e serviu durante sete anos por ela. Seu amor deve e pode esperar - ao contrário de algumas vezes hoje! Sete anos é muito tempo, mas os dias voam para Jacó. Mas sete anos também podem ser como um pagamento. Talvez seja por isso que as duas filhas de Labão dizem mais tarde sobre o pai: “Ele nos vendeu” (cap. 31: 15).


Jacó ama Raquel - embora ela nem sempre seja fácil. Pode-se dizer o mesmo sobre mim no meu casamento? Amo meu cônjuge mesmo quando descubro que ele é completamente diferente em um ou outro ponto, do que eu imaginava?


Jacó permanece leal a Raquel, mesmo que ele tenha que deixá-la ir muito cedo porque ela morre ao dar à luz seu segundo filho. Quando ele falou sobre a morte dela, mais de 40 anos depois, ele disse: "Vindo, pois, eu de Padã, me morreu, com pesar meu, Raquel na terra de Canaã" - e acredita-se que ele ainda sentia um profundo amor por ela. Ele ergue uma coluna sobre o túmulo dela, que séculos mais tarde ainda serve como um memorial (cap. 35: 20; 48: 7; 1 Samuel 10: 2).


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 12: 1 - 17; João 21: 15 - 25

terça-feira, 12 de outubro de 2021

E Labão tinha duas filhas; ... a menor, Raquel. ... mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista. E Jacó amava a Raquel. Gênesis 29: 16 - 18

Jacó e Raquel (1)


Raquel tem tudo que uma mulher solteira poderia desejar em seus dias:


* um nome bonito porque significa cordeiro, ovelha;

* bela forma e aparência;

* uma tarefa, pois ela é uma “pastora” (v. 9);

* o amor de um homem que serve por sete anos por ela (v. 20).


Então sua vida, mal-acostumada pelo sucesso, sofre um baque: de repente, sua irmã mais velha, Léia, é casada com Jacó - e ela própria fica ignorada.


Seu pai traiu Jacó e deu-lhe Léia como esposa. Os homens "chegam a um acordo" em que Jacó agora também se casaria com Raquel, mas teria que servir por mais sete anos. Que começo difícil para o casamento!


Então Léia fica grávida - enquanto Rachel está "estéril". Então ela fica com ciúmes e indignada e exige de Jacó: “Dá-me filhos, senão morro." Um casamento fortemente abalado - e isso já há 4000 anos! Finalmente, ela rouba os ídolos da casa de seu pai e mente para ele (v. 31; cap. 30: 1; 31: 19, 35).


Mesmo em nossos casamentos, nem sempre há “dias de sol”: as coisas se desenvolvem de maneira diferente do que pensávamos; então, desconsideramos os bons pensamentos de Deus, exigimos e tomamos o que ele abomina; existem transgressões e pecados que roubam nossa comunhão com Deus. E às vezes aqueles que nos amam têm dificuldade em lidar conosco: com nossas peculiaridades, nosso humor, nossas falhas de caráter e nossos pecados. Portanto, "esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o SENHOR!" (Lamentações 3: 40).


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 11: 4 - 21; João 21: 7 - 14

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino. Lucas 12: 32

Esta palavra do Senhor Jesus foi dirigida inicialmente aos discípulos, que então formavam apenas um grupo reduzido, um “pequeno rebanho”, dentro do povo de Israel. Mas eles possuíam o futuro, e agora Deus era seu pai. Portanto, eles não tinham motivos para ter medo, mesmo que encontrassem rejeição e hostilidade.

O Senhor realizou a obra de redenção na cruz e voltou para o céu. Os seus permaneceram no mundo como um pequeno grupo. Então quando o Espírito Santo desceu, eles foram batizados em um corpo. E também agora são eles que possuem o futuro: a glória do céu está diante deles. Eles são aos olhos do Senhor "uma pérola de grande valor", por quem Ele "vendeu tudo quanto tinha" (Mateus 13: 46).


No entanto, a "igreja de Deus" - isto é, todos os verdadeiros crentes, todos os que são "nascidos de novo" - continua sendo um "pequeno rebanho" até hoje. Mesmo em países com história cristã, eles permaneceram uma minoria negligenciada. E quantas vezes tem sido injuriado, molestado, até perseguido, especialmente quando os crentes obedeciam ao Senhor e sua palavra e, por convicção interior, se distanciaram do mal no mundo.


"Não temas, ó pequeno rebanho!" O próprio Senhor encoraja todos os que estão ao seu lado. Que promessa preciosa para todos os que desejam ser discípulos fiéis de seu Senhor e Salvador e que escolheram a palavra de Deus como guia para suas vidas. Não deveriam todos ficar felizes com esta palavra? - e sobre a promessa de vê-Lo em breve?


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 10: 28 - 11: 3; João 21: 1 - 6

domingo, 10 de outubro de 2021

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados. Colossenses 1: 14

Deus, o Pai, salvou os crentes do reino das trevas e os transferiu para um reino, cujo centro é o Filho do seu amor. No Filho também temos a salvação. O perdão dos pecados está em primeiro plano neste versículo. - Em muitos outros lugares se fala de salvação em um sentido mais amplo, ou aspectos futuros da salvação são levados em consideração, mesmo que nosso corpo também participe dela.


Portanto, a palavra salvação no Novo Testamento freqüentemente descreve bênçãos que vão além do perdão dos pecados. No entanto, em Colossenses 1: 14 e Efésios 1: 7 o aspecto fundamental do perdão vem à tona na salvação. E isso é algo enorme. Foram nossos pecados que nos separaram de Deus!


Quantos pecados Deus nos perdoou! Os pecados até a nossa conversão, e aqueles que infelizmente ainda cometemos como filhos de Deus. - Graças a Deus! Ele perdoou todos os nossos pecados. Um filho de Deus tem o perdão dos pecados. Esta é a base para qualquer ensino posterior (1 João 2:12).


Em Efésios 1: 7 encontramos a adição “pelo seu sangue”. Temos salvação porque o Senhor fez expiação e pagou caro por isso: Ele foi para a morte. Em Colossenses 1, entretanto, o Espírito Santo fala não tanto sobre a obra do Filho, mas diretamente sobre a pessoa do Filho.


É bom quando nós, pessoalmente e juntos, conhecemos momentos em que refletimos não só sobre o que nosso Amado Senhor fez por nós, mas também sobre quem Ele é, e quando não só agradecemos a Ele, mas também com Ele Adoramos.


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 10: 12 - 27; João 20: 19 - 31

sábado, 9 de outubro de 2021

Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa? Marcos 8: 23

Talvez os homens que levaram o cego ao Senhor Jesus tenham ficado desapontados a princípio. Não há cura - pelo menos não na frente de seus olhos. Em vez disso, o Senhor pega o cego pela mão e, portanto, os dois têm que percorrer um bom caminho até ficarem sozinhos. Só então o mestre começa seu trabalho.

Aqui está uma pista importante para cada um de nós que se esforça para levar as pessoas ao Senhor Jesus. Podemos prestar serviços ao Senhor com esse propósito, mas devemos deixar o trabalho real para Ele. Podemos ficar desapontados porque não há nenhum resultado visível. No entanto, não há nada melhor para uma pessoa do que estar nas mãos do Senhor. Talvez Ele tenha que levá-lo ao silêncio e de alguma maneira especial falar ao seu coração antes que a cegueira espiritual possa ir embora. O Senhor então, agia de maneira muito diferente com cada pessoa, e ele o faz agora.


Mas o contato pessoal com o Senhor em silêncio também é essencial para todo crente. Só Ele pode abrir nossos olhos para que possamos conhecê-Lo melhor e ver cada vez mais claramente o nosso futuro caminho de fé. Assim, a Palavra de Deus silenciosamente nos traz crescimento espiritual e maturidade.


Isso não exclui a ajuda espiritual de outras pessoas. Sim, quão necessários são os crentes a quem o Senhor capacitou para ajudar as pessoas que buscam a felicidade duradoura! Em nenhum lugar eles estão mais bem preparados para seu serviço do que em silêncio com o Senhor. Lá, eles aprendem dEle o que significa reconhecer as necessidades do coração "em particular" e atendê-las.


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 9: 30 - 10: 11; João 20: 11 - 18

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus. 2 Timóteo 1: 1

Com essa informação do remetente, tudo é dito por Paulo: solicitante, conteúdo e objetivo de seu ministério.

Ele não precisa se legitimar perante Timóteo ou insistir em sua autoridade. Mas quando os crentes que estão na Ásia Menor se afastam dele, o deixam e não perguntam mais por ele - então o apóstolo sabe quem o colocou no serviço e a quem ele serviu. E isso o deixa calmo.

Paulo não escolheu seu próprio ministério. Tampouco é “apóstolo dos homens ou por homens”, ou seja, ordenado ou contratado por eles. Não, o próprio Deus o designou “por ministro e testemunha”, chamou-o “por sua graça” (Gálatas 1: 1, 15; Atos 26: 16). E este Deus “que fez o mundo e tudo que nele há” e que “anuncia agora a todos os homens, em todo lugar”, é o ponto crucial de seu ministério, e o Deus vivo e o Cristo ressuscitado são o conteúdo de seus sermões (Atos 17: 24, 30).

Esse Deus também dá a Paulo certeza e força. Paulo o serve com devoção, confia-lhe os resultados do seu ministério, ainda que o testemunho cristão obviamente já esteja sofrendo. Pois ele sabe em quem creu e que esse Deus guardará o que Paulo lhe confiou (v. 12).

Sem dúvida, a comissão e o ministério de Paulo são únicos. Mas a consciência de que o mesmo Deus colocou você e eu em serviço e tarefas, não nos dará coragem e segurança - e às vezes peso moral - e nos acalmará em situações difíceis? Porque ele, em quem cremos e que nos deu dons e tarefas, é tão poderoso hoje como era então!


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 9: 17 - 29; João 20: 1 - 10