domingo, 24 de outubro de 2021

… o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Colossenses 1: 15

O primogênito de toda a criação


No termo imagem, Cristo é visto em relação a Deus. - Quando se trata de seu relacionamento com a criação, ele tem a posição do primogênito. Isso não quer dizer que Ele teve um começo e é uma criatura - nem mesmo o mais elevado, como afirmam alguns falsos mestres. Não, o Filho é eterno como o Pai é eterno.


Ele tem o título de Primogênito porque é o Criador; os próximos dois versos elaboram sobre isso. Quando Cristo entra em sua própria criação, Ele assume o primeiro lugar nela, "para que em tudo tenha a preeminência" como Criador. Esta é a ideia central: Cristo tem preeminência em tudo (18).


O título primogênito expressa uma primazia aqui e em alguns outros lugares, mas não uma seqüência cronológica. É uma questão de posição, não de tempo. Este também é o caso, por exemplo, quando Salomão, filho de Davi, se torna o primogênito. Também vemos isso no livro de Jeremias: Deus fez de Efraim seu primogênito. E a Carta aos Hebreus fala da "igreja dos primogênitos", embora houvesse crentes muito antes (Salmo 89: 27; Jeremias 31: 9, cf. Gênesis 48: 17 - 20; Hebreus 12: 23).


Alguém pode, portanto, ocupar o primeiro lugar como o primogênito, mesmo que - em termos de tempo - tenha vindo mais tarde do que os outros. Quando o Senhor Jesus se tornou um homem e veio à Terra, o relógio mundial já estava relativamente avançado. No entanto, Ele é o primogênito de toda a criação. Essa dignidade pertence a Ele; nós nos regozijamos e prestamos homenagem a ele.


Tu tens preeminência sobre tudo, Senhor Jesus, 

pois tu és Criador, Redentor e Cabeça. 

Tudo um dia cairá aos seus pés, Senhor, 

mesmo quem rouba a tua honra hoje.


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 18: 26 - 37; 1 João 4: 15 - 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário