sábado, 23 de outubro de 2021

Pelo seu Espírito ornou os céus; ... Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pouco é o que temos ouvido dele! Jó 26:13, 14

Quando os amigos de Jó vêm consolá-lo em seu grave sofrimento, pensam que têm uma visão especial dos pensamentos de Deus. Jó lhes responde no capítulo 26 glorificando o poder de Deus na criação do mundo. Seus amigos também precisam reconhecer esse poder que "suspende a terra sobre o nada" (v. 7).

No final da fala de Jó fica claro que embora o homem possa reconhecer o grande poder de Deus na natureza, ele só percebe "as orlas" - ou: bordas ou contornos - de "seus caminhos". E Jó acrescenta: "Quão pouco é o que temos ouvido dele!" Traduzido mais literalmente: "Que palavra sussurrante dele ouvimos!" Por mais incrível que seja o que podemos ver de Deus na natureza, é apenas um leve "sussurro" ou "cochicho" em comparação com Sua verdadeira grandeza e glória.


Embora Jó sofra muito, ele mostra perspicácia espiritual. Ele diz a seus amigos que Deus tem poder para agitar ou acalmar o mar. Mas mesmo isso apenas aponta para algo muito maior. Séculos depois, quando o Senhor Jesus acalmou uma violenta tempestade, Ele disse: “Cala-te, aquieta-te!” E os seus temerosos discípulos perguntam: “Mas quem é este?”. Se os discípulos tivessem pensado nas palavras de Jó, teriam notado com espanto que acabavam de testemunhar o “sussurro” de sua onipotência (v. 12; Marcos 4: 39 - 41).


Mas chegará o dia em que veremos muito mais do que apenas uma indicação de sua grandeza: "Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face." Quando o dia de Cristo chegar e estivermos com Ele, não veremos apenas "as orlas dos seus caminhos", não apenas os "sussurros" de Seu poder - aprenderemos: "Eis que me não disseram metade" ( 1 Coríntios 13: 12; 1 Reis 10: 7).


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 18: 1 - 25; 1 João 4: 7 - 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário