quinta-feira, 28 de outubro de 2021

E sucedeu que, chegando Davi a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá, dos filhos de Amom, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim, tomaram camas, e bacias, e vasilhas de barro, e trigo, e cevada, e farinha, e grão torrado, e favas, e lentilhas, também torradas, e mel, e manteiga, e ovelhas, e queijos de vacas, e os trouxeram a Davi e ao povo que com ele estava, para comerem, porque disseram: Este povo no deserto está faminto, e cansado, e sedento. 2 Samuel 17: 27-29

Talvez estejamos surpresos de que Deus esteja nos dando tantos detalhes desse "pequeno incidente" de Maanaim, onde Davi pára em sua fuga de Absalão. Disto aprendemos como é valioso aos olhos de Deus quando participamos de coração nas necessidades de seu povo, tanto nas necessidades externas como nas internas. Os três homens que participaram nos são indicados pelo nome e local de residência: Sobi, Maquir e Barzilai.


Certamente o teríamos mantido breve com a descrição de sua assistência; provavelmente teríamos escrito apenas sobre “objetos do cotidiano” e “comida”. Mas o que aconteceu aqui foi tão precioso para Deus que cada detalhe minucioso é registrado com precisão.


“Disseram” - esta fala foi certamente precedida de reflexão: O nosso Rei está em Maanaim, foi rejeitado; e com ele estão os homens que compartilham sua rejeição com ele. Há necessidade, abatimento, fome e sede - como e com o que podemos ajudar aqui?


Não deveríamos nós também estar de olho na situação difícil do povo do Senhor no momento em que Ele ainda está sendo rejeitado na terra? O apóstolo Paulo fala em vários lugares de irmãos que o “revigoraram” de diferentes maneiras. Portanto, queremos nos manter à disposição do Senhor - para sua alegria e refrigério de nossos irmãos na fé.


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 20: 1 - 11; 2 João 1 - 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário