quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. Atos 13: 38

Paulo está dizendo aqui que havia pecados dos quais a Lei de Moisés poderia justificar, e aqueles dos quais ela não poderia? Não, de jeito nenhum! Se quisermos entender bem as palavras do apóstolo, devemos colocar a ênfase na proposta principal: Através de Jesus todo crente é justificado de tudo! Mas a lei nunca foi capaz de fazer isso. Ela só poderia erguer um espelho para o homem e mostrar-lhe seus pecados, mas não poderia torná-lo justo - em nenhum ponto.

 

Justificação significa a absolvição de todas as acusações. E os pecadores culpados só podem ser absolvidos através de Cristo e de Seu sacrifício expiatório. Ele carregou os pecados dos culpados e tomou o castigo sobre Si mesmo como seu substituto. Portanto, através Dele, todo crente é justificado.


Os crentes admitiram que são pecadores. Eles reconheceram que não podem anular seus pecados. Portanto, eles não confiam em si mesmos, mas em Cristo. E nem mesmo esta fé é mérito deles - é um dom de Deus (cf. Romanos 3: 24 - 26; Efésios 2: 8, 9).


Maravilhoso que cada crente seja justificado de tudo! Nenhum pecado é grande demais, nenhum número é alto demais. De tudo - tanto os pecados que fizemos antes de nossa conversão como os que cometemos depois.


Além disso, nossa justificativa não é futura. Isso já aconteceu. Deus, o incorruptível e santo Juiz, já nos justificou para sempre como crentes. Nada pode nos roubar esta maravilhosa bênção.


"Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará?" Romanos 8: 33, 34


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 12: 1 - 16; Lucas 5: 12 - 16



Nenhum comentário:

Postar um comentário