quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito; e não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado de vós. 2 Coríntios 7: 6, 7

Paulo fala aqui de uma experiência de fé que ele mesmo teve. Ele se contava entre os humildes, e tinha sido confortado. - Mas Paulo não era um apóstolo cheio de fé? Será que ele realmente precisava de conforto?

 

Sim, Paulo era forte na fé. Mas ele não se sentia forte por seu próprio poder e se contentava com sua "fraqueza" - ao contrário dos falsos apóstolos que se exaltaram a si mesmos (cf. cap. 10: 12; 11: 12: 12: 9, 10). O apóstolo precisava de conforto nesta situação porque estava muito preocupado com os cristãos em Corinto.


Quem conforta os humildes? É o próprio Deus. Ele sabe o que nos aflige e pode realmente confortar nossos corações. O conforto humano muitas vezes permanece na superfície. No entanto, Deus muitas vezes usa as pessoas para nos dar seu conforto. Neste caso, Paulo ficou confortado quando Tito chegou a ele com boas notícias da igreja em Corinto.


O apóstolo estava muito preocupado com a condição espiritual dos coríntios. Em sua primeira carta, ele teve de admoestá-los fortemente por causa de várias queixas e mostrou-lhes o bom caminho. Agora ele se perguntava como eles haviam recebido sua carta. Mas então Tito finalmente voltou de Corinto para ele e trouxe boas notícias: Os coríntios tinham levado a sério as exortações da carta e obedeceram. Isto já havia encorajado Tito, que também estava preocupado. E ele transmitiu este conforto a Paulo.


Portanto, ainda hoje, Deus usa as experiências de um para transmiti-las para o próximo. Desta forma, podemos dar conforto um ao outro.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 14: 15 - 31; Lucas 6: 31 - 38

Nenhum comentário:

Postar um comentário