segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

E [Eliseu] disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas. Então, um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquíntidas; e veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam. Assim, tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. 2 Reis 4: 38 - 40

Há fome. O profeta Eliseu tem uma grande panela colocada para que tudo possa ser preenchido. Um dos discípulos do profeta sai à procura de ervas. Ele encontra uma planta, que não conhece. No entanto, ele pega seus frutos e os pica na panela. E já a refeição inteira é não comestível; "há morte na panela". Ele provavelmente teve boas intenções - mas, sem saber, estragou o alimento todo.

Mesmo Salomão sabia que "a alma sem conhecimento não é bom" (Provérbios 19: 2), e ainda hoje é verdade.


Às vezes somos zelosos demais, mas ignorantes; temos boas intenções, mas não é bom. Misturamos os pensamentos de Deus com os pensamentos e idéias humanas e fazemos com que o alimento que Deus providenciou para Seu povo seja estragado:


Queremos instruir - mas confundimos, queremos encorajar - mas lisonjeamos, precisamos exortar - e o fazemos sem amor.


Nossos pensamentos imaginados ou "captados" fazem mal, pois são "segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo" (Mateus 15: 19; Colossenses 2: 8).


Como é bom que os discípulos dos profetas se voltem para o homem de Deus que sozinho pode ajudar. E que graça, ele "salva" o alimento e o torna comestível novamente. Nisto não ouvimos nenhuma reprovação dele para o causador. Você e eu, já não experimentamos isso dessa maneira?


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 10: 1 - 11; Lucas 4: 14 - 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário