sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Vede, pois, como ouvis. Lucas 8: 18

Como devemos então ouvir?


Devemos ouvir ou ler a Palavra de Deus com atenção, assim como Maria de Betânia se sentou aos pés do Senhor Jesus e escutava. Devemos ouvir e ler, não para aumentar o conhecimento teórico, mas para aprender e obedecer e colocar a Palavra em prática. Devemos ouvir com o coração determinado a fazer o que Deus nos diz. Então não somos apenas ouvintes, mas ao mesmo tempo "cumpridores da palavra" (Lucas 10: 39; Tiago 1: 22).


Devemos ouvir com atenção. Algumas pessoas ouvem com indiferença quando a Bíblia é lida. Mas devemos estar cientes de que é a Palavra de Deus. Aos Tessalonicenses, Paulo confirmou que eles haviam recebido a palavra "não como a palavra de homens", mas como "a palavra da pregação de Deus" (1 Tessalonicenses 2: 13). A Bíblia é um livro único - nele o grande Deus fala para nós.


Devemos ouvir prontos para receber e corrigir. Há pessoas que ouvem a Palavra de Deus de forma crítica, desdenhosa ou mesmo rebelde. Eles sabem que Deus quer mudar suas vidas, mas evitam intencionalmente este efeito, porque não querem mudar. Quão diferentes - e portanto dignos de imitação - eram os Bereanos, por outro lado: "de bom grado receberam a palavra" (Atos 17: 11).


Mas também devemos ouvir e ler de forma duradoura - com um efeito a longo prazo, por assim dizer. Algumas pessoas ouvem mas de propósito abafam o que ouvem e não o fazem. A questão não é que alguém não pode guardar na memória, mas que não quer obedecer. Quem ouve e lê desta forma pode enriquecer sua mente, mas seu comportamento não se beneficia com isso. Ele é um "ouvinte esquecido" (Tiago 1: 25).


Tenhamos cuidado como ouvimos - para que nossas vidas sejam influenciadas e mudadas!


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 12: 17 - 28; Lucas 5: 17 - 26

Nenhum comentário:

Postar um comentário