segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Tendes já rodeado bastante esta montanha; virai-vos para o norte. Deuteronômio 2: 3

Durante toda a jornada do deserto aconteceu: "Segundo o dito do SENHOR, os filhos de Israel partiam e segundo o dito do SENHOR assentavam o arraial" (Números 9: 18). Mesmo agora, no final da jornada do deserto, a palavra do Senhor determinou tudo. Determinou quanto tempo o povo de Israel deveria permanecer em um determinado lugar, e indicou com a mesma clareza para onde deveria ir em seguida. Eles mesmos não tinham que planejar ou pensar. Era tarefa de Deus decidir - mas a tarefa deles era obedecer. Isto lhes deu segurança!

 

Como é precioso para nós ter a certeza de que estamos sendo guiados pelo próprio Senhor através de Sua Palavra e Espírito. Então, somos preservados do medo e da ansiedade. Os israelitas também não precisavam ter medo.


Eles só tinham que esperar pela orientação do Senhor e fazer o que Ele lhes dizia. E no caminho que Ele os conduziu, Ele lhes forneceu tudo o que precisavam.


Assim, o ponto crucial foi e é: esperar pela orientação de Deus e obedecê-Lo. Quando Deus disse ao povo: "Tendes já rodeado bastante esta montanha", Israel poderia ter respondido: "Mas vamos rodeá-la um pouco mais; estamos confortáveis aqui". Ou se Deus dissesse: "Virem para o norte", eles poderiam ter dito: "Não, nós adoraríamos ir para o leste". Qual teria sido o resultado? Eles teriam perdido a presença divina. E então quem poderia tê-los liderado, protegido de todos os inimigos, ajudado em todas as situações e alimentado?


Somente se obedecessem, poderiam contar com a presença divina. Se eles tivessem decidido seguir seu próprio caminho, a fome e a escuridão teriam sido o resultado. A água da rocha e o maná do céu só são encontrados no caminho da obediência.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 6: 9 - 30; Lucas 2: 21 - 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário