sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

E ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? Lucas 24: 25, 26

Compreensão com o coração


No dia de sua ressurreição, o Senhor Jesus segue dois discípulos que estão a caminho de Jerusalém para Emaús. Eles ainda não sabem da ressurreição do Senhor e estão profundamente desapontados, por Jesus de Nazaré não ter libertado o povo de Israel, mas sim morrido. O Senhor amorosamente cuida desses corações decepcionados, mas Ele também deve admoestá-los, pois eles deviam realmente saber pelas Escrituras do Antigo Testamento, que o Messias deve primeiro passar por um grande sofrimento e entrar na morte.


Assim, o Senhor os repreende, porque não acreditam em tudo, mas se limitam às declarações proféticas que falam de poder, glória e triunfo. Quão facilmente este erro também nos ocorre: lemos a Bíblia apenas de forma seletiva e chegamos a conclusões unilaterais.


O Ressuscitado se refere aos dois discípulos de duas maneiras: insensatos e tardos de coração. Isto nos mostra que, a compreensão correta das escrituras requer a atitude correta do coração. Não estamos muitas vezes na mesma situação? Nossa falta de compreensão dos pensamentos bíblicos não é tanto um problema da cabeça, mas do coração. Nossos corações podem ser tardos, porque estamos tristes ou desapontados, mas também porque estamos preocupados com muitas coisas terrenas que afastam nossos afetos do correto compromisso com Sua Palavra.


Mas o incidente em Emaús mostra que o Senhor ressuscitado pode transformar nossos corações débeis em corações ardentes! "Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras?" (v. 32).


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 15: 17 - 27; Lucas 7: 1 - 10



Nenhum comentário:

Postar um comentário