terça-feira, 10 de outubro de 2023

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior deles é o amor. 1 Coríntios 13: 13

Amor sem fim


Em nosso capítulo, há coisas que cessarão, coisas que serão extintas e coisas que permanecerão. Sobre os dons de línguas, Deus diz por meio de Paulo que eles cessarão, ou seja, se extinguirão como que por si mesmos (v. 8). A fala em línguas foi uma das "muitas obras maravilhosas e dispensação do Espírito Santo" pelas quais Deus "co-testemunhou" e confirmou a pregação do evangelho no início do cristianismo. Os dons de sinais cumpriram seu propósito naquela época e, portanto, já expiraram há muito tempo (Hebreus 2: 3, 4).


Lemos que as profecias e o conhecimento, que são "fragmentários", foram eliminados. Aqui o texto básico tem uma palavra diferente. Quando formos levados para a glória do céu, tudo o que é fragmentário será eliminado; tudo será perfeito (1 Coríntios 13: 8 - 10).


Por fim, lemos em nosso versículo do dia que "fé, esperança, amor, estes três" devem permanecer. Essa trindade dos fundamentos do cristianismo permanece enquanto estivermos aqui na Terra.


Quando entrarmos na casa de Deus Pai, passaremos "do crer ao ver"; então, nossa esperança será cumprida. Crer e esperar, nesse sentido, não é mais necessário. Mas o bem da fé e da esperança - aquilo em que cremos e esperamos - permanece para a eternidade. E como é gloriosa a declaração: "O amor nunca se apaga"! (v. 8). O amor como "o maior deles" nunca tem fim. Como poderia ser diferente - onde Deus está, cuja natureza é o amor, e onde veremos o Senhor Jesus, que tornou esse amor plenamente conhecido e em quem o admiraremos eternamente!


Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 6: 1 - 32; Salmo 80: 9 - 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário