sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra ... Porque temos ouvido ... Josué 2: 9, 10

Israel estava prestes a entrar na terra de Canaã. Mas eles ainda estavam no lado leste do Jordão. Canaã, por outro lado, estava a oeste, e o Jordão ficava no meio. Justamente nessa época do ano, a água "transbordava sobre todas as suas ribanceiras" (cap. 3: 15).

 

Deus havia feito a promessa a Josué: "Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado" (cap. 1: 3). Israel tinha todas as promessas e declarações de Deus escritas nos cinco livros de Moisés. A mulher cananeia Raabe, por outro lado, de cuja boca vem a palavra bíblica de hoje, tinha - como todos os habitantes de Jericó - apenas ouvido de outras pessoas o que Deus havia feito. Todos ouviram, mas somente Raabe acredita. "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem" {Hebreus 11: 1).


Ainda não há sinal da conquista iminente da terra pelo povo de Israel; o rio Jordão talvez seja o maior obstáculo entre o povo e Jericó; além disso, Jericó é uma cidade (quase) inconquistável. Mas Raabe prevê o que está por vir e acredita que isso é exatamente o que acontecerá. Ela acredita e "sabe que o Senhor lhes deu esta terra".


Que sejamos inspirados pela fé de Raabe, como os espiões foram: "O Senhor entregou toda a terra em nossas mãos" (Os 2: 24). Hoje em dia, conhecemos os pensamentos de Deus muito melhor, muito mais concretamente, muito mais claramente, mas nossa fé é frequentemente muito mais fraca, muito mais confusa, muito mais inconstante. Como Deus foi honrado pela fé de Raabe e por seu "eu sei..."! - Da mesma forma, a fé da mulher cananeia alegrou o coração do Senhor Jesus e o levou a responder (Mateus 15: 21 - 28).


Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 19: 1 - 20: 8; Salmo 89: 39 - 52



Nenhum comentário:

Postar um comentário