quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17: 9

Nosso coração é - na linguagem figurativa da Bíblia - a sede de nossas afeições, desejos, motivos, ideias ... e também da vontade própria. Quem pode sondá-lo?

* A Palavra de Deus diz que o coração do homem é enganoso. Temos de admitir que muitas vezes nos deparamos com motivos para nossas ações que visam a nos elevar ou a nos fazer parecer melhores. Muitas vezes, nem mesmo temos consciência disso.


* A palavra de Deus diz que nosso coração é perverso por natureza. E às vezes não nos envergonhamos de nossos desejos depravados? E do fato de que somos capazes de qualquer maldade e qualquer pecado?


O Senhor Jesus diz: "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mateus 15: 19).


Somente Deus nos conhece completamente. Mesmo que nós mesmos não sejamos capazes de examinar nosso próprio coração, Deus sabe tudo. "Porque esquadrinha o SENHOR todos os corações e entende todas as imaginações dos pensamentos" (1 Crônicas 28: 9). Por um lado, isso poderia nos assustar, mas, por outro lado, é reconfortante. Ele nos conhece - e nos ama mesmo assim. E Ele nos escolheu antes de todos os tempos, porque nos quer em Sua presença imediata por toda a eternidade, como filhos em Sua casa. Para isso, Ele deu Seu Filho amado para morrer (Efésios 1: 3 - 7).


Quem crê em Cristo pode saber: Eu nasci de novo. Deus me deu "um novo coração" e "um novo espírito". Assim, recebi uma nova natureza, com a capacidade de fazer a vontade de Deus e a disposição para fazê-la. Assim, está tudo bem com nosso coração. (cf. João 3: 3; Ezequiel 36: 26, 27; 2 Pedro 1: 4; 1 João 3: 9).


Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 12: 19 - 40; Salmo 86: 1 - 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário