quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Porque [Barnabé] era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. Atos 11: 24

Os apóstolos deram ao levita José o cognome de Barnabé, que significa "filho da consolação" ou também "filho da exortação ou do encorajamento" (cap. 4: 36, 37). E ele era de fato o "homem certo no lugar certo". Barnabé era um "homem bom" que sabia como tratar os outros com bondade de coração, e estava cheio do Espírito Santo e de fé: ele não julgava e agia com base em sua própria força e discernimento, mas dependia totalmente de seu Senhor e do Espírito Santo para isso.

Quando Barnabé chegou a Antioquia para ajudar os novos convertidos, seus olhos foram iluminados: Ele podia ver claramente e se alegrar com a ação da graça de Deus ali. Isso o capacitou a ajudá-los ainda mais em sua vida de fé. Podemos ter certeza de que sua exortação resumida para perseverar no Senhor "com firmeza de coração" caiu em terreno fértil (v. 23).


Essa determinação de coração é o pré-requisito para qualquer progresso na vida de fé - tanto para o indivíduo quanto para toda a congregação. O Senhor abençoará de bom grado quando os crentes colocarem seus corações à Sua disposição para que somente Ele governe, e isso certamente resultará em crescimento e frutos.


Mas também podemos pedir ao Senhor que continue equipando e enviando irmãos com a mentalidade de Barnabé. Irmãos que primeiro reconheçam a graça de Deus que ainda está operando nos crentes de hoje. Irmãos que, com alegria e gratidão por isso, se permitam ser guiados por Deus para falar a palavra certa no momento certo para os crentes.


Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 18: 1 - 17; Salmo 89: 29 - 37



Nenhum comentário:

Postar um comentário