terça-feira, 3 de outubro de 2023

E, ouvindo nós isto, rogamos- lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém. Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Seja feita a vontade do Senhor! Atos 21: 12 - 14

Discordância


Paulo está a caminho de Jerusalém. Ele faz uma parada em Cesareia, onde o profeta Ágabo o encontra e prediz que ele será preso em Jerusalém. Então, seus companheiros de viagem - incluindo Lucas, que escreveu esse relato - tentam dissuadir Paulo de seu plano.


Esse incidente nos fornece informações valiosas sobre como os crentes devem se comportar em caso de discordância. Primeiro, é preciso enfatizar que é importante que ambas as partes ajam de acordo com a vontade de Deus. Além disso, ambos os lados têm motivos bons e espirituais.


Além disso, é notável que os irmãos apresentem suas preocupações com corações solidários e em lágrimas. Eles não querem frustrar o plano de Paulo, eles têm boas intenções para com ele. Isso toca profundamente Paulo: "Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração?" Mesmo assim, ele persiste: quer ir a Jerusalém a todo custo.


Os amigos do apóstolo percebem que agora é o momento de ficar em silêncio e entregar tudo ao Senhor: "Seja feita a vontade do Senhor!" A atitude espiritual deles, que fala a partir dessas palavras, também se torna clara no curso posterior, quando eles acompanham Paulo em seu caminho para Jerusalém. Embora não achem que o caminho dele seja o certo, eles não são amargos nem teimosos, mas continuam a apoiar Paulo de forma fraternal.


Quanto podemos aprender com isso!


Leitura diária da Bíblia: Rute 3: 1 - 18; Salmo 78: 17 - 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário