domingo, 22 de outubro de 2023

Suave é o aroma dos teus ungüentos, como ungüento derramado é o teu nome; por isso, as donzelas te amam. Cantares 1: 3

Em Cantares, lemos muito sobre a noiva, o noivo e o relacionamento amoroso entre os dois. A intenção do Espírito Santo não é pintar um quadro da moral da época, mas nos apresentar de forma poética o relacionamento entre Cristo e Sua noiva. Em um sentido mais restrito, isso diz respeito a Israel, a noiva terrena do Senhor. Mas será que as afeições entre o Senhor e Sua noiva celestial, que inclui todos os crentes de hoje, deveriam ser menos vívidas?

Assim, o crente ama a Cristo porque sabe que Cristo o amou primeiro. Como o nome está internamente relacionado à pessoa que o carrega, a Noiva diz: "'Teu nome é um ungüento derramado'". O coração do crente bate mais rápido quando ele pensa no nome "Jesus". Esse nome precioso é a fonte de sua alegria e paz, pois somente nesse nome ele encontrou a salvação (cf. Atos 4: 12).


Na antiguidade, o azeite para unção consistia em ervas aromáticas secas, trituradas em um pilão até virar um pó fino e misturadas com azeite de oliva puro. Ele se refere figurativamente aos sofrimentos de Cristo, combinados com sua perfeita entrega a Deus, e ao prazer que Deus encontrou nisso.


O azeite da unção deve ser derramado para exalar sua fragrância. Foi isso que o Senhor fez na cruz do Calvário quando deu Sua vida. Agora é nossa tarefa espalhar essa "fragrância de Cristo" reservando muito tempo para estar com Ele e falar Dele com apreço.


Leitura diária da Bíblia: 1 Crônicas 15: 25 - 16: 6; Salmo 88: 11 - 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário