quarta-feira, 20 de março de 2019

Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me. Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo! No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo.    Marcos 1: 40 - 42


Para compreender corretamente a cena aqui, devemos entender o desespero que o diagnóstico de lepra trouxe com ele: Nos tempos bíblicos lepra era, de fato incurável. Isso significava: um exterior desfigurado, membros deformados, solidão desoladora. A lepra era contagiosa - então um leproso era expulso da comunidade do povo.

O homem aqui é um leproso - não sabemos mais sobre ele. Sua imagem causa nojo. Família e amigos deixaram-no. Na verdade, ele está apenas esperando pela morte. Mas até então ele sofre exterior e interiormente. Quando ele vem a Jesus, ele cai "com o rosto em terra" e pede ajuda. Ele está visivelmente desesperado (Lucas 5: 12).

Ele diz: "podes purificar-me ..." Ele está plenamente convencido de que o Senhor tem o poder que ninguém mais tem: o poder de curá-lo. Ele tem fé, até mesmo grande fé! Mas algo o deixa inseguro. E isso depende de tudo: ele não sabe se Jesus quer. Que lamentável, que o leproso ainda não conheça o amor de Jesus! Ele diz: Eu sei que você pode, mas eu não sei se você quer!

Talvez você mesmo esteja em uma situação em que acredita que o Senhor pode. Mas você não tem certeza se Ele também quer? Ou você está se perguntando se ele esqueceu de você? O que o Senhor faz aqui? Profundamente comovido, Ele diz: "Eu quero; seja limpo!" Ele toca o doente, certamente o primeiro toque depois de muitos anos! E imediatamente o doente está curado.

O Senhor Jesus também olha para você com compaixão. Ele pode e quer provar ser poderoso para ajudá-lo e abençoá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário