segunda-feira, 11 de março de 2019

O Senhor zelou por eles com paciência, no deserto, durante cerca de quarenta anos.  Atos 13: 18


Em seu sermão na sinagoga de Antioquia, Paulo menciona o êxodo de Israel do Egito e a entrada na terra de Canaã (v. 17, 19). No meio, está esta curta frase sobre a longa e perigosa jornada do povo através do deserto.

Paulo não descreve os detalhes da jornada, nem os numerosos obstáculos, nem os freqüentes fracassos do povo. Ele simplesmente diz o que Deus fez a seu povo neste tempo: Ele os carregou, como uma ama um bebê; Ele cuidou e tratou deles. Tudo isso é indicado na palavra "zelou".

Até mesmo Moisés diz da jornada no deserto: "viste que o SENHOR, teu Deus, nele te levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes" (Deuteronômio 1: 31). "Carregado" e "cuidado", este é o resumo animador desta jornada difícil na perspectiva de Deus!

Nós também estamos em um mundo cheio de perigos, armadilhas e seduções, muito parecido com Israel no deserto. Isso levanta a questão: podemos nos sentir confortáveis ​​neste "grande e terrível deserto", podemos estar bem? Obviamente, sim, porque se o próprio Deus cuida de nós e nos carrega. então não há obstáculos ou deficiências intransponíveis em que Ele não possa ajudar (Deuteronômio 8: 15).

Se aplicarmos a nós, espiritualmente a viagem no deserto pelos israelitas: quando estamos bem? Muito simples: se recebemos o que precisamos para a jornada, então estamos bem: orientação divina que nos dá uma direção clara de estação para estação e nos ajuda a superar todos os obstáculos e alimento divino que nos dá força espiritual e saúde. Ambos são encontrados na Palavra de Deus - no Senhor Jesus. À medida que nos nutrimos e somos guiados por Ele, experimentamos hoje que somos "cuidados" e "tratados" no deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário