sexta-feira, 22 de março de 2019

Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. 1 Coríntios 3: 1


Na palavra bíblica de hoje, o apóstolo Paulo fala aos crentes, isto é, aos filhos de Deus, que têm o Espírito Santo neles (1 Coríntios 6:19). E, no entanto, ele distingue entre "espiritual" e "carnal". O fato de o Espírito Santo habitar em nós não parece nos tornar "espirituais" automaticamente. Para isso, nossa mente e nosso comportamento devem ser determinados pelo Espírito de Deus.

Talvez não consideremos o suficiente que todo o nosso pensamento, fala e atuação venha de uma das duas fontes possíveis. Se tem as características da carne, se é governada por nossa natureza antiga e pecaminosa, então somos carnais. Mas quando nossas expressões de vida nascem da nova natureza e, portanto, do Espírito de Deus, então somos "espirituais". De uma dessas duas fontes, vem tudo em nós. Motivos espirituais e carnais também podem aparecer misturados, de modo que nossas ações são difíceis de interpretar; no entanto, tudo remonta a essas duas fontes (Gálatas 5: 16, 17, 25).

Agora Deus quer que em um crente toda a personalidade - isto é, compreensão, vontade e sentimento - esteja sob a supervisão do Espírito de Deus e seja guiada por Ele. Só então podemos evitar "obras da carne". A carne em si só pode produzir o mal, porque nela "não habita bem nenhum" (Romanos 7: 18).

Portanto, dia a dia, devemos abrir o coração e a mente para a palavra de Deus, pedir em oração pela vontade de Deus e alinhar nossos objetivos à Sua vontade. Então o Espírito de Deus pode nos guiar nos detalhes da vida, e nós "andaremos no Espírito" e nos mostraremos "espirituais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário