quarta-feira, 13 de março de 2019

Não matarás. Êxodo 20: 13


O mundo de povos reconhece que não se deve matar e pune assassinos por suas ações responsáveis. No entanto, muitos filmes, séries de televisão e romances tratam o assassinato brutal como se fosse um assunto completamente inocente que poderia servir à distração e diversão. Como cristãos precisamos nos perguntar: o que é mais importante, a emoção ou o mandamento de Deus?

Muitos dizem: "Tudo isso é apenas ficção, sem relação com a vida real". E, no entanto, há criminosos que seguem cenas brutais em filmes ou jogos de computador e agem da mesma maneira. Além disso: pode um cristão ver cenas de assassinato e violência ou mesmo imoral com uma consciência limpa para seu entretenimento? Não há interação entre o que se absorve e o que se faz?

O próprio Senhor Jesus revela essa interação: "A candeia do corpo são os olhos". Nossa mente é influenciada pelo que vemos. Ele prossegue dizendo: "Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso". O mal que olhamos terá uma má influência em nossas mentes (Mateus 6: 22, 23).

A causa está em nossa natureza pecaminosa, que encontra prazer com o mal. Isso também se aplica aos inúmeros livros ou filmes nos quais os limites divinos para a sexualidade vivida são desconsiderados. Quem procura entretenimento e dispersão onde a ordem divina é pisada, contribui ativamente para que suas inibições do pecado se tornem cada vez mais baixas. Portanto, o aviso e a promessa do profeta Isaías são muito relevantes para nós:

"O que anda em justiça e que fala com retidão, que arremessa para longe de si o ganho de opressões, que sacode das suas mãos todo o presente; que tapa os ouvidos para não ouvir falar de sangue e fecha os olhos para não ver o mal, este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, e as suas águas serão certas. Os teus olhos verão o Rei na sua formosura e verão a terra que está longe.” Isaías 33: 15 - 1 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário