sexta-feira, 8 de março de 2019

Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa. Gênesis 32: 31

O Caminho de Jacó (2)


20 anos se passaram desde que Deus apareceu a Jacó em um sonho. Nesse ínterim, ele, que tinha chegado ao irmão de sua mãe com só um bordão, adquiriu grandes rebanhos e se tornou pai de onze filhos e uma filha. Mas mesmo assim, ele permaneceu Jacó, o "suplantador".

No caminho de volta a sua terra natal, Jacó ouve que seu irmão Esaú vem ao seu encontro com 400 homens. Jacó tem grande medo de que Esaú se vingue dele e faz todos os preparativos possíveis para reconciliar Esaú ou salvar pelo menos parte de sua propriedade em um ataque. E então Jacó está novamente sozinho à noite.

Desta vez, Deus aparece para ele na figura misteriosa de um homem e luta com ele. Jacó resiste com todas as suas forças - até que o homem desconhecido desloca seu quadril. Finalmente, ele se agarra ao estranho e exclama: "Não te deixarei ir se me não abençoares”. Então ele recebe o nome de Israel, que significa "Deus prevalece": Ele, que coxeia em seu quadril, triunfante de uma maneira paradoxal, porque ele se permitiu ser vencido por Deus.

Jacó chama o lugar de "Peniel" e confessa: "Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva!" 25-31}. E agora "o sol nasce" para um novo dia. Ele traz reconciliação com Esaú.
Finalmente, Jacó também encontra seu caminho de volta a Betel, onde Deus apareceu primeiro para ele. Ele testifica que Deus respondeu a ele no dia de sua tribulação e estava a caminho com ele (capítulo 35: 3). E em Betel, Jacó-Israel pode finalmente edificar um altar para confessar, e adorar o SENHOR como seu Deus. Na verdade, uma história muito moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário