sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Então, respondeu Jó ao SENHOR e disse: Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido. Jó 42: 1, 2

No livro de Jó, o foco está no profundo sofrimento que Jó experimentou. Portanto, muitos esperam uma resposta direta à pergunta de por que existe sofrimento e necessidade no mundo. No entanto, o próprio Deus não entra no porquê neste livro, e onde os amigos de Jó tentam, eles freqüentemente estão completamente errados.

Mesmo quando Deus se revelou ao sofredor e desanimado Jó na tempestade (capítulos 38-41), Ele não lhe deu nenhuma resposta direta ou revelação sobre porque ele teve que suportar tudo isso. Mesmo assim, Jó fica calmo e encontra paz. Em que? Não no que Deus poderia ter explicado a ele - mas no que Ele é! Nos últimos capítulos do livro, Deus revela a ele quão poderosa e soberanamente Ele mantém a criação em suas mãos. Quando resumimos a resposta de Jó, é: “Deus, você é simplesmente grande e poderoso, você pode fazer qualquer coisa. Ninguém pode impedir teus planos ou deixá-los falhar."


Deus é onipotente e acima de tudo; nada deslisa de suas mãos. Essa é uma mensagem do Livro de Jó. A outra é que experimentamos "que o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo". Jó experimenta que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”, e seu fim é ainda mais abençoado do que no início (Tiago 5: 11; Romanos 8: 28).


Portanto, vemos o poder e o governo de Deus neste livro. Até mesmo Satanás, o acusador de Jó, é apenas um instrumento nas mãos de Deus com o objetivo de abençoar seu servo Jó no final. O reino animal, o clima, os oceanos, as estrelas - tudo foi criado e mantido pelas mãos do Senhor. Deus pode, portanto, dizer corretamente: "O que está sob todos os céus é meu." Tudo é criado por Ele e sustentado "pela palavra do Seu poder". A resposta às suas perguntas está na consciência da grandeza de Deus para Jó (Jó 1: 11; 41: 3; Hebreus 1: 3).


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 24: 1 - 20; Salmo 110: 1 - 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário