quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão. Vendo, pois, Davi que Saul saíra à busca da sua vida, Davi esteve no deserto de Zife, num bosque. Então, se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi ao bosque, e fortaleceu a sua mão em Deus, e disse-lhe: Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel... 1 Samuel 23: 14-17

Amizade verdadeira

 

Davi se encontra em uma longa e cansativa fuga do rei Saul. Jônatas, o filho do rei, entretanto, é seu amigo. E nesta situação ele também se revela um amigo e vai ver Davi.


Jônatas não veio dar informações ou conselhos militares a Davi. Ele não muda nada nas circunstâncias opressivas, sim, ele nem pode fazer isso de forma alguma. Mas ele fortalece a mão de Davi em Deus. - E como Jônatas faz isso?


Jônatas volta o olhar de Davi para Deus. E então não há mais razão para ter medo. - Ele está convencido de que Deus protegerá Davi para que Saul não o encontre e o mate. Ele lembrou a Davi como Deus o fortaleceu e protegeu na luta contra o gigante Golias? - Jônatas sabe que Davi um dia se tornará rei. Ele sabe porque Deus prometeu a Davi, e por meio de Samuel o ungiu rei.


Jônatas é um bom modelo para um amigo de verdade aqui: Eu também vejo a necessidade dos amigos e os visito? Ou pelo menos pergunto, se a visita não é uma opção? Às vezes, uma mensagem curta ou um telefonema é muito encorajador. Eu estou, você está pronto para ser esse amigo e lembrar outra pessoa das promessas de Deus em tempos de necessidade? Sim, é um grande consolo saber que “Deus é fiel” e que “não permitirá que sejamos tentados além de nossa capacidade” (1 Coríntios 10: 13).


Leitura diária da Bíblia: Ezequiel 12: 1 - 28; Salmo 119: 33 - 48

Nenhum comentário:

Postar um comentário