segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor. 1 Coríntios 4: 4

A consciência


“Você deve agir conforme sua consciência”, é um ditado comum. No entanto, muitas vezes se esquece de algo muito importante. É verdade que a consciência é a voz que nos diz: "Isso está certo, isso está errado", mas ela julga de acordo com princípios ou regras que não estabeleceu e que não pode estabelecer de forma alguma.


Nossa consciência é como uma balança que nos mostra se os produtos que colocamos em um prato estão em equilíbrio com o peso que colocamos no outro prato. No entanto, a própria balança não pode nos dizer se os pesos estão corretos ou não. Isso não é problema dela.


Acontece que a consciência é muito diferente de uma pessoa para outra, dependendo de sua formação, de suas origens ou dos hábitos que as moldaram. A consciência, portanto, deve ser iluminada; e somente a Palavra de Deus pode fazer isso.


Um escritor cristão fala sobre isso de um modo análogo:


A consciência não é uma revelação. É uma faculdade da alma, assim como a visão é uma faculdade dos olhos. Mas a revelação é a luz divina que foi dada ao homem; Deus é luz e Cristo é a luz do mundo. Assim como os olhos não podem distinguir nada sem luz, a consciência também precisa da revelação, da luz, da palavra de Deus para ter um juízo são. A luz é independente do olho. Permite que o olho veja. Mas o olho não julga a luz. A consciência pertence ao homem, mas a revelação vem de Deus.


Leitura diária da Bíblia: Ezequiel 16: 1 - 34; Salmo 119: 97 - 112

Nenhum comentário:

Postar um comentário