terça-feira, 22 de março de 2022

Agora, pois, dá-me este monte... E Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança. Josué 14: 12 - 13

Hebrom no monte


Quando Calebe explorou pela primeira vez a terra de Canaã como espia, uma cidade despertou seu interesse particular: Hebrom! Não era o vale fértil de Escol com seus enormes cachos de uvas que ele queria possuir, mas a grande e fortificada cidade de Hebrom no monte. Durante décadas de viagem pelo deserto ele carregou esta cidade em seu coração, agora finalmente - 45 anos depois - chegou o momento de tomá-la. Calebe é o primeiro israelita a pedir a Josué sua herança na terra de Canaã. Hebrom significa "comunhão". Deste lugar Jacó enviou seu filho José para seus irmãos - um tipo de Deus Pai enviando seu Filho de uma comunhão íntima para nós homens. E junto aos carvalhais de Manre perto de Hebrom, Deus uma vez visitou Abraão para conversar e comer com ele – uma figura do desejo de Deus de ter comunhão conosco crentes (Gênesis 18; 37: 14).


Em sentido figurado, Hebrom fala de uma das maiores bênçãos espirituais que já nos é permitido possuir nos lugares celestiais: comunhão com Deus! "E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo" (1 João 1: 3). Quão apropriado é que Hebrom esteja no monte onde o céu está próximo. Lá podemos compartilhar com o Pai seus pensamentos sobre o Filho e podemos conversar com o Filho sobre o Pai.


Nós, como Calebe, temos um desejo sincero de morar em “Hebrom”?


Eleva-me ao alto do monte

em comunhão somente contigo.

Nessa luz eu vejo a fonte

e seu sangue aqui me limpou. 

Alma Rompf (1908-2001)


Leitura diária da Bíblia: Jonas 3: 1 - 10; Provérbios 27: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário