sábado, 19 de março de 2022

Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade! 2 Pedro 3: 11

Hoje, como no passado, há aqueles que zombam porque a prometida vinda do Filho do homem não acontece (v. 3.4). Diante de tais escarnecedores, os fiéis filhos de Deus prestam ainda mais atenção à Palavra de Deus. Eles esperam o Senhor, e eles confiam nas profecias do futuro do mundo, cujos "elementos, ardendo, se desfarão" (v. 10). É por isso que eles se mantêm separados do mundo e de todo o mal nele. Deus é Santo - portanto, os crentes devem ser "santos em toda a vossa maneira de viver" (1 Pedro 1: 15).

 

É perceptível que Pedro repetidamente aponta para o procedimento em suas cartas. Na primeira carta escreve que fomos resgatados da vã maneira de viver, da religiosidade que existe em cada ser humano e que se manifesta nas mais diversas formas. Então ele nos pede para conduzir nossa caminhada com honra: Nossas relações com nossos semelhantes devem, portanto, ser corretas e justas. Então Pedro instrui as esposas a conquistarem seus maridos não convertidos pela conduta pura. Finalmente, nossa boa conduta deve silenciar falsas acusações (1 Pedro 1: 18; 2: 12; 3: 2, 16).


Na segunda epístola, o apóstolo nos apresenta Ló como um aviso, pois Ló havia se comprometido com o mundo, e agora sua alma estava atormentada pela conduta licenciosa de seu entorno. Porque isso também pode acontecer conosco, Pedro nos exorta a andar em santidade 2 Pedro 2: 7; 3: 11).


Mas não é só Pedro que enfatiza a conduta. Tiago também nos exorta a mostrar de bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria, e Paulo deseja que Timóteo seja um exemplo para os crentes em sua conduta (Tiago 3: 13; 1 Timóteo 4: 12).


A conduta inclui não apenas nossos discursos, mas também nossos modos e hábitos. Que responsabilidade isso coloca em todo o nosso modo de vida!


Leitura diária da Bíblia: Obadias 12 - 21; Provérbios 26: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário