segunda-feira, 21 de março de 2022

Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos. Juízes 14: 3

Agrada aos meus olhos!

 

O tempo dos juízes foi um período sombrio na história do povo de Israel, foi um período de rebelião contra Deus. A condição moral geral do povo de Deus é descrita pelo último versículo do livro bíblico: “Naqueles dias, não havia rei em Israel, porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos” (cap. 21: 25). A pessoa rejeitava qualquer autoridade divina e, em vez disso, seguia a própria vontade.


No entanto, em meio a essa escuridão moral, havia crentes individuais que eram fiéis e piedosos. Sansão veio de uma família tão piedosa. Deus o havia nomeado juiz: Sansão deveria resgatar o povo das mãos do inimigo e trazer um retorno a Deus. Infelizmente, Simson raramente cumpriu essa tarefa, em vez disso, ele se adaptou ao espírito da época. Ele entrou em um relacionamento com uma mulher gentia, embora Deus tivesse expressamente proibido os israelitas de se casarem com os habitantes gentios da terra (Êxodo 34: 16; Deuteronômio 7: 3).


Quando Sansão foi repreendido por seus pais por seu erro, ele ofereceu uma explicação assustadora: "Ela agrada aos meus olhos". Essa é a atitude de um nasireu?! Como Nasireu, Sansão usava cabelos compridos, sinal de submissão à vontade de Deus, mas ouvimos o contrário disso nas palavras de Sansão: A mesma vontade própria que prevaleceu em todo o Israel também foi encontrada no homem de Deus (Juízes 13: 7).


Eu também me deixo contagiar pelas pessoas ao meu redor que não pedem a vontade de Deus, mas vivem como bem entendem?


Leitura diária da Bíblia: Jonas 2: 1 - 10; Provérbios 26: 20 - 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário