domingo, 27 de março de 2022

Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel o Salvador, que é Jesus. Atos 13: 23

Deus trouxe um Salvador


Em seu sermão na sinagoga de Antioquia da Pisídia, o apóstolo Paulo primeiro descreve como Deus tratou com cuidado seu povo Israel no passado. Ele lhes enviou vários guias: Ele lhes deu juízes... Ele lhes deu Saul (a pedido deles)... Ele levantou Davi como rei.


A partir de Davi, Paulo agora traça a conexão com Jesus Cristo, o descendente de Davi. O apóstolo quer apresentar essa pessoa gloriosa aos seus ouvintes, esse é o cerne de sua mensagem. Observe, no entanto, que Paulo não está falando aqui de Deus dando Jesus ao povo de Israel como o Messias prometido, mas como Salvador - é isso que o nome Jesus significa. Assim, Ele foi anunciado antes do nascimento: “lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1: 21).


Também é notável que Paulo não diz que Deus deu Jesus, mas que Ele o trouxe. Isto é o que distingue este maravilhoso dom de Deus dos juízes e reis que Deus havia dado anteriormente ao Seu povo. O trazer de Deus indica sua atividade pessoal e proximidade.


Encontramos algo semelhante na ordem dada a Abraão antes do sacrifício de Isaque: "Toma agora o teu filho ... e vai-te". Abraão não deveria apenas dar seu filho Isaque, mas deveria levá-lo e caminhar com ele neste difícil caminho até Moriá. "Caminharam ambos juntos" (Gênesis 22: 2, 6, 8). Da mesma forma, Deus Pai acompanhou seu Filho amado no caminho através desta terra até a cruz, onde Jesus morreu como Salvador por nós.


Leitura diária da Bíblia: Miquéias 4: 1 - 13; Provérbios 28: 20 - 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário