segunda-feira, 14 de março de 2022

E alegrou-se Jetro de todo o bem que o SENHOR tinha feito a Israel. Êxodo 18: 9

Vale a pena ler e ponderar o texto, esse relato do encontro de Moisés com seu sogro Jetro — como eles se cumprimentam, como falam e interagem um com o outro. Moisés relata as experiências de Israel com Deus até agora, sobre a libertação do Egito, mas também sobre "todo o trabalho que passaram no caminho, e como o SENHOR os livrara" (v.8). É difícil imaginar que ele pudesse ter mantido silêncio sobre as murmurações dos israelitas no deserto de Sim ou sua contenda na rocha de Horebe.

Mas o que seu sogro pensa em voz alta não é o negativo - é o positivo. Ele não zomba da repetida insatisfação dos israelitas, mas se regozija com o bem "que o Senhor fez para Israel". Não é uma percepção unilateral? Jetro não está olhando por óculos cor de rosa aqui? - Não. Ele faz o que todos nós devemos aprender: Ele se concentra no bem que está lá, como Deus o vê.


Nossas impressões e experiências muitas vezes também se misturam, são luz e sombra. O problemático muitas vezes se destaca e suprime o mais edificante; lidamos com o negativo e esquecemos o positivo. Tudo isso nos puxa para baixo e nos paralisa e enfraquece nossa força interior a longo tempo. Paulo conhecia esse fenômeno. Assim, ele aconselhou os tessalonicenses: “Examinai tudo. Retende o bem” (1 Tessalonicenses 5: 21).


Vamos reabrir nossos olhos para o que Deus ainda está fazendo hoje! Vamos nos regozijar nas bênçãos que o Senhor ainda dá quando alguém O serve com devoção! Vamos aprender a ver e reter o bem!


Leitura diária da Bíblia: Amós 6: 1 - 14; Provérbios 24: 11 - 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário