quinta-feira, 24 de março de 2022

E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra e deu fruto: um, a cem, outro, a sessenta, e outro, a trinta. Mateus 13: 7, 8

O semeador (2)


Agora o Senhor mostra mais dois solos do coração sobre os quais cai a semente da Palavra. Como as pessoas retratadas nele se relacionam com a Palavra de Deus?


No terceiro exemplo, a semente caiu entre os espinhos. Espinhos podem crescer rapidamente; eles crescem e cobrem a semente que brota e roubam a luz e a água, de modo que ela deve sufocar. Os espinhos são uma figura das preocupações deste mundo passageiro e do engano das riquezas que afetam o homem e buscam toda chance, para sufocar a vida espiritual pela raiz (v. 22). - Esses “espinhos” também podem paralisar a vida espiritual dos crentes. Então o crente “dorme”, por assim dizer, e nesse estado não pode dar nenhum fruto para Deus. - Estamos cientes desse perigo?


Somente quando damos espaço à Palavra dentro de nós é que a semente pode crescer em nosso coração e dar frutos. Este é o quarto solo que o Senhor mostra: o solo bom. Tal homem ouve a palavra e a entende (v. 23). Ou seja, o coração aprova a boa palavra de Deus e quer ser transformado por ela. Então o homem pode dar fruto correspondente à semente - dá fruto para aquele que semeou a semente.


Talvez conheçamos bem esta parábola. Mas ainda nos fala aos nossos corações e consciências?


Queremos aceitar a Palavra de Deus em nossos corações sincera e voluntariamente, queremos guardá-la com Sua ajuda - então podemos "dar fruto com perseverança" (Lucas 8: 15).


Leitura diária da Bíblia: Miquéias 1: 1 - 16; Provérbios 27: 19 - 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário