O semeador (1)
Em uma de suas parábolas, o Senhor Jesus Cristo se apresenta como um semeador. A semente que Ele semeou é uma figura da Palavra de Deus (Lucas 8: 11; em Mateus especificamente "a palavra do reino" v. 19). Quando um coração recebe a semente, deixa-a criar raízes e desenvolve uma espiga e deixa-a amadurecer, então vem o fruto.
O Senhor então compara o coração humano a diferentes solos em que cai a semente lançada. Pode ser um caminho, ou uma terra pedregosa, ou um campo espinhoso, ou uma boa terra. Dependendo do solo, há resultados muito diferentes.
No primeiro caso, a semente cai no caminho; mas os pássaros vêm e o devoram. Nesta imagem, o coração é como um caminho trilhado. Permanece completamente indiferente - e não aceita a palavra. Sobre este homem o Senhor diz que ele "ouve e não entende". Ele não se refere ao intelecto, mas ao coração, que não entende porque não quer (v. 15). Como resultado, a semente não pode entrar no coração, e Satanás pode "roubar" a Palavra (v. 4, 19).
No segundo caso, a semente cai em terreno pedregoso. Lá ele não tem muito solo e não pode criar raízes. A semente brota imediatamente, mas o pequeno broto murcha assim que o sol nasce. Nesta figura, o coração está receptivo por um curto período de tempo, mas a consciência não é alcançada. As boas novas são recebidas superficialmente porque têm alegria dentro de si; mas quando o sofrimento segue, o coração não quer mais saber disso (v. 5, 6).
Essas são duas maneiras pelas quais um coração pode responder ao evangelho. - Você aceitou de bom grado as boas novas? Jesus Cristo é seu Salvador e Senhor?
(Conclui amanhã)
Leitura diária da Bíblia: Jonas 4:1 - 11; Provérbios 27: 10 - 18
Nenhum comentário:
Postar um comentário