sábado, 5 de março de 2022

E assentar-se-á, afinando e purificando a prata; e purificará os filhos de Levi e os afinará como ouro e como prata. Malaquias 3: 3

Metais preciosos como ouro e prata são mais valiosos quando são puros. No entanto, os depósitos naturais são geralmente contaminados com metais básicos ou minerais. Por esse motivo, os minérios de ouro e prata já eram submetidos a um processo de purificação na antiguidade e derretidos em altas temperaturas. Devido aos diferentes pontos de fusão, é possível separar os componentes nobres dos componentes não nobres.

Esta figura a Escritura usa em vários lugares. Às vezes Deus nos impõe uma necessidade para nos purificar. Através do calor da provação, somos atraídos para Ele e vemos coisas em nossas vidas que não estão de acordo com Sua santidade. Mas assim como o metal precisa ser refinado várias vezes, Deus também coloca Seus filhos em novas provações de tempos em tempos para nos disciplinar. Isso pode ser doloroso, mas nos traz grande ganho espiritual se não resistirmos a Ele (cf. Hebreus 12: 5 - 11).


Esta figura também é usada em relação à Palavra de Deus. Mas as palavras do SENHOR são puras e perfeitas desde o início, sem nenhuma mistura ignóbil! Se elas são comparadas à prata, é apenas prata refinada, purificada sete vezes (Salmo 12: 6).


O mesmo se aplica ao próprio Senhor Jesus: Ele era perfeitamente limpo e santo como homem na terra. Deus O buscou e testou, mas o Senhor pôde dizer: “Iniqüidade nenhuma encontras em mim; a minha boca não transgride” (Salmo 17: 3). Os sofrimentos a que Cristo foi submetido tiveram um resultado maravilhoso: Sua perfeita pureza foi confirmada. Não havia nada sobre Ele que precisasse ser descartado.


Leitura diária da Bíblia: Ester 8: 15 - 9: 10; Provérbios 21: 11 - 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário