quinta-feira, 23 de junho de 2022

A este Moisés, ao qual haviam negado, … A este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera no sarçal. Atos 7: 35

Ilustrações e figuras nos ajudam a entender melhor a mensagem bíblica.

 

Veja, por exemplo, o discurso de Estêvão em Atos 7. É o discurso mais longo registrado no Novo Testamento – mas mesmo se lido em voz alta, dura apenas sete minutos. Nele Estêvão lida com eventos revolucionários na história de Israel. Ele descreve em detalhes pontos marcantes da vida de Moisés, para os quais os escribas olhavam com admiração.


Estevão menciona três vezes que os israelitas não entenderam Moisés, o rejeitaram e desobedeceram suas palavras. Estevão diz: "Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor, vosso Deus, vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu." E então ele repreende seus ouvintes que não quiseram obedecer, rejeitaram e mataram Aquele de quem Moisés disse: "a ele ouvireis" (v. 25, 35, 37, 39; Deuteronômio 18: 15).


Estevão usa como ilustração o fato de Moisés ter sido rejeitado pelo povo, um tipo de Cristo que também foi rejeitado. Como seus ouvintes reagem à comparação? Eles apedrejaram Estêvão (v. 58). Sua resposta é brutal - mas nos mostra quanto poder existe em uma imagem. Uma ilustração clara e concisa torna muito mais fácil para nós entendermos a mensagem bíblica!


Mas não apenas as figuras da Bíblia podem servir para esclarecer sua mensagem - nós mesmos também podemos contribuir sendo exemplos. Paulo deseja que Timóteo seja um “exemplo dos fiéis” e que Tito seja “exemplo de boas obras” (1 Timóteo 4: 12; Tito 2: 7). Ainda hoje, cada crente pode ser uma imagem e exemplo do que a graça de Deus faz em um coração. Se as pessoas hoje já não lêem a Bíblia, então deveriam "ler" nós - e ver Cristo em nós.


Leitura Diária da Bíblia: Gênesis 49: 1 - 18; Salmo 35: 11 - 18



Nenhum comentário:

Postar um comentário