sexta-feira, 17 de junho de 2022

Porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. João 15: 15

Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. João 15: 20

 

O Evangelho de João descreve em muitos lugares o acordo entre o Filho de Deus e seu Pai. Por meio de Jesus, seu Senhor, os discípulos conheceram a Deus Pai. Ele poderia dizer: "Quem me vê a mim vê o Pai" (João 14: 9). A vontade do Senhor, seus atos e suas palavras estavam todos de acordo com os pensamentos do Pai. E contou aos seus discípulos tudo o que tinha ouvido de seu Pai. 


Mais tarde, o Espírito Santo novamente lembrou os discípulos de tudo o que o Senhor havia dito para eles (Ap 14: 26). Isso os capacitou a expressar com precisão os pensamentos de Deus, tanto oralmente quanto por escrito. Embora Deus tenha usado pessoas falíveis para escrever Sua Palavra, o resultado é impecável porque é obra do Espírito Santo. Podemos confiar inteiramente nas Escrituras porque foram "divinamente inspiradas" (2 Timóteo 3: 16).


A afirmação do Senhor: "Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa" tem um valor especial. Cristo aqui coloca sua palavra e a palavra dos apóstolos no mesmo nível (cf. Lucas 10: 16; 1 João 4: 6). Portanto, não devemos pensar que citações da boca do Senhor têm mais autoridade nos evangelhos do que as epístolas inspiradas dos Apóstolos.


Os Evangelhos e as Epístolas diferem no assunto, mas não se contradizem. Nos Evangelhos, o Espírito Santo glorifica o Senhor Jesus em Sua beleza moral como homem na terra e nos mostra o que se espera de Seus discípulos. Nas Epístolas o Espírito Santo nos mostra Cristo como um Homem glorificado no céu, mostrando nossa ligação com Ele e a responsabilidade que a acompanha (cf. João 16: 14, 15). Ambas as partes da Bíblia se complementam e estão em completa harmonia uma com a outra.


Leitura diária da Bíblia: Gênesis 45: 16 - 28; Salmo 32: 6 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário