quarta-feira, 1 de junho de 2022

Depois, apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, quando tinha aquecido o dia. Gênesis 18: 1

Deus aparece diante da tenda de Abraão! Ele vem a Abraão, fala com ele e vai com ele. — Deus planejou algo ainda mais maravilhoso para nós: Ele veio a nós em Cristo; Nele, ele se revelou plenamente a nós. Como um homem glorificado no céu, Cristo sempre intercede por nós, sim, estamos nEle diante de Deus. E o Espírito Santo dentro de nós nos capacita a viver em uma intimidade com Deus que nem mesmo Abraão poderia ter conhecido.

A presença do Senhor não intimida Abraão. Tal medo é o resultado do pecado. Quando vemos a glória de Deus em Jesus, a proximidade de Deus é bem-vinda e valiosa para nós, e nela encontramos força, confiança e esperança em abundância. Conhecer a Deus é de fato a vida eterna. Sua presença nos deixa perfeitamente felizes.


Nesta comunhão íntima, Deus nos anuncia seus pensamentos. Assim é com Abraão: Deus o considera um amigo. Ele até fala com ele sobre o que Ele quer fazer com o mundo (Gênesis 18: 17, 20, 21). Com um amigo, não falamos apenas sobre coisas triviais, mas sobre o que é particularmente importante para nós. A intercessão de Abraão pelos justos é fruto desta revelação e comunhão divinas. Abraão é separado do mundo na montanha e experimenta a proximidade de Deus. Há essa conversa familiar sobre o julgamento que Deus trará ao mundo, sobre Sodoma e Gomorra na planície abaixo.


Da mesma forma, a igreja é separada do mundo e separada para Deus em um sentido ainda mais positivo e mais completo. Deus ama sua congregação, sua igreja, e confia a ela seus pensamentos. Ele não apenas diz a ela o que fará por ela, mas também o que espera o mundo. O Filho do Homem julgará os vivos e os mortos, isso Ele o anuncia em sua palavra! (cf. 2 Timóteo 4: 1).    J. N. Darby


Leitura diária da Bíblia: Gênesis 37: 1 - 17; Salmo 22: 9 - 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário