terça-feira, 28 de junho de 2022

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Tiago 1: 2 - 4

Provações como tentações para o bem


Os destinatários da carta de Tiago quase poderiam ter ficado assustados. Isto é muito, entrar em várias provações, e ter isso como motivo de alegria! Mas trata-se da provação da fé com todos os seus frutos abençoados. E quem pensar neste fruto, pode entender melhor a conexão com a alegria.


Há provações ou tentações para o bem (v. 2, 12) e tentações para o mal (v. 13-15). Encontramos ambos neste capítulo; no texto básico trata-se da mesma palavra raiz. As provas para o bem vêm de Deus; elas sempre têm como objetivo testar nossa fé, e alcançam este objetivo.


Provavelmente o exemplo mais conhecido disso é encontrado na história de Abraão: "E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão" (Gênesis 22: 1). Assim começa o relato de um teste de fé único que não apenas materializou a fé de Abraão, mas também é uma imagem comovente, de como Deus deu seu amado Filho para ser sacrificado.


Quais foram as "coisas" após as quais veio este teste? Todos podem ler sobre isso nos capítulos anteriores: A mão guia de Deus havia levado Abraão a ordenar tudo em sua vida para que nada se opusesse ao pleno desenvolvimento de sua fé. Agora quando Deus "tentou" Abraão, Ele sabia o que estava fazendo. E assim é sempre. Há um conforto profundo nisso. Deus não testará um crente de tal forma que ele sofra danos como resultado.


Leitura diária da Bíblia: Daniel 1: 9 - 21; Salmo 37: 21 - 29

Nenhum comentário:

Postar um comentário