segunda-feira, 27 de junho de 2022

Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Romanos 12: 3

Nos primeiros capítulos de Romanos, Paulo apresentou o evangelho de Deus como uma doutrina. Mas ele não é um mestre do tipo teórico. No capítulo 12 ele retoma as "misericórdias de Deus" descritas anteriormente e as faz a base de seus conselhos práticos. Os crentes devem agora se colocar completamente à disposição de Deus e perguntar por sua vontade, e isso em todas as áreas da vida, incluindo a união como "um só corpo em Cristo" (v. 1-5).

 

Ao cumprirmos nossas responsabilidades como membros do corpo de Cristo, a modéstia é necessária. Não devemos "pensar mais de nós mesmos além do que convém". Quão rapidamente pensamos em nós mesmos! A cultura e a educação podem nos impedir de expressar nossas altas opiniões na frente dos outros, mas como pensamos? - Muitas vezes pensamos muito em nós mesmos, em nossas habilidades e dons. Mas olhar para nós mesmos não nos torna humildes, mas nos faz pensar bem de nós mesmos e nos gabar de nós mesmos. Então esquecemos que só “recebemos” como dom a capacidade natural e espiritual para as nossas tarefas (cf. 1 Coríntios 4: 6, 7).


No entanto, não devemos parar de pensar inteiramente, mas na direção certa. O crente deve antes pensar “com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu”. Assim com a modéstia também a prudência e com ela a fé. Cada cristão individual, ao exercer seu dom da graça, deve olhar para Deus, o Doador, e tornar-se ativo na dependência dEle. Então agimos com fé e por fé; e só assim podemos encontrar a medida certa para beneficiar uns aos outros, para servir uns aos outros.



Leitura diária da Bíblia: Daniel 1: 1 - 7; Salmo 37: 12 - 20










Nenhum comentário:

Postar um comentário