segunda-feira, 6 de junho de 2022

… em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. Efésios 1: 13

Como alguém pode obter o Espírito Santo?

 

O versículo de hoje descreve como os crentes em Éfeso receberam o Espírito Santo naquela época. Mas ainda hoje os três passos “ouvir, crer, ser selado com o Espírito Santo” ainda se aplicam a cada pessoa que vem a crer em Jesus Cristo e em sua obra de salvação. Primeiro deve-se ouvir a Palavra de Deus, que aqui é referida de duas maneiras. Especificamente, a 'Palavra da Verdade' revela quem é Deus (ou seja, santo e justo, mas também amoroso) e a condição natural de cada ser humano (ou seja, pecador e perdido). O “evangelho da salvação" mostra ao pecador que há uma saída da perdição, porque Jesus Cristo morreu na cruz no lugar de todos os que nele crêem.


Qualquer um que ouve esta mensagem também deve crer depois. Paulo dá a mesma seqüência em Romanos 10: 17: "Assim a fé vem pela pregação, mas a pregação vem pela palavra de Deus." Somente aqueles que captam o evangelho em seus corações e o reivindicam para si mesmos recebem a vida eterna. Em nosso versículo do dia, no entanto, Paulo não fala de vida eterna, nem de conversão, mas do Espírito Santo com o qual o crente é selado: Todo aquele que crê “no evangelho da salvação” recebe o Espírito Santo.


A expressão "selados" indica que o crente agora pertence de uma vez por todas a Deus e nunca será abandonado por Ele. O Espírito Santo permanecerá conosco para sempre (João 14: 16).


Leitura Diária da Bíblia: Gênesis 41: 1 - 13; Salmo 25: 11 - 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário