quinta-feira, 9 de junho de 2022

Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. 1 João 4: 4

Como os filhos de Deus podem vencer (1)


O termo filhinhos, que João gosta de usar, não apenas inclui todos os membros da família de Deus, mas também descreve seu relacionamento íntimo, uns com os outros. Frente aos enganadores anticristos, João diz sobre os crentes: "sois de Deus". A ênfase filhinhos no início da frase contrasta com o mundo também no início do versículo seguinte: Eles – os falsos profetas – são do mundo.


Quão encorajador, quão reconfortante é que "vós sois de Deus"! Deus não é apenas a fonte de todas as bênçãos que os crentes possuem, mas eles próprios são dEle, são nascidos dEle e, portanto, têm o direito de saber que são amados por Ele.


Essa certeza pode nos dar firmeza em todas as provações e profunda felicidade em todas as circunstâncias.


Então o apóstolo continua: "... já os tendes vencido." Em quem ele pensa aqui? Aparentemente nos falsos profetas mencionados anteriormente. A forma da palavra ativa "tendes vencido" significa de acordo com o texto básico: Vós tendes levado a vitória sobre eles e continuarão a ser vencedores. — Uma declaração surpreendente!


Podemos vencer os enganadores do anticristo não os ouvindo e rejeitando sua mensagem. Mas o poder para fazer isso está somente no Espírito Santo que nos foi dado (cap. 3: 24). Por isso é dito: "...porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo." Porque Deus, o Espírito Santo, está dentro de nós, temos o poder e a capacidade de discernir o mal e rejeitar os ensinamentos dos enganadores.


(conclui amanhã)


Leitura diária da Bíblia: Gênesis 41: 53 - 42:8; Salmo 27: 7 - 14 




Nenhum comentário:

Postar um comentário